Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Themis participa, no México, de encontro sobre o projeto “Fortalecendo o Movimento de Trabalhadoras Domésticas por meio da Tecnologia e da Aprendizagem”

A Themis está na Cidade do México para participar de uma série de encontros que visam discutir, em um processo participativo e colaborativo, a fase III do projeto “Fortalecendo o Movimento de Trabalhadoras Domésticas por meio da Tecnologia e da Aprendizagem”. A programação ocorre até esta sexta-feira (16/2).

Como referência para o projeto, que se estenderá até 2028, estão as boas práticas e os resultados das fases anteriores no Brasil, na Colômbia, no México e no Peru. Além da Themis, participam do evento representantes de organizações e sindicatos de trabalhadoras domésticas, organizações da sociedade civil e representantes da Care América Latina e Caribe.

O Brasil é representado no encontro pela diretora executiva da Themis, Márcia Soares, pela coordenadora da Área de Trabalho Doméstico Remunerado da organização, Jéssica Miranda Pinheiro, e por Cleide Pinto, secretária-geral da Confederação Latinoamericana e do Caribe de Trabalhadoras do Lar (Conlactraho), coordenadora de Atas da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) e presidenta do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Nova Iguaçu.

“Dados da Organização Internacional do Trabalho mostram que, só na América Latina, há 19 milhões de trabalhadoras e trabalhadores que desempenham suas atividades remuneradas em lares privados, dos quais 95% são mulheres. Por isso, é fundamental estar aqui, junto a outras organizações e lideranças, para discutir avanços necessários na área, como iniciativas de empoderamento legal e tecnologia e justiça para garantir os direitos humanos e trabalhistas da categoria”, pontua Márcia Soares.

A Fase III do projeto é promovida pelo Programa Igual Valor, Iguais Direitos, em aliança com a Cummins. O programa é uma estratégia de multiplicação do impacto da Care na América Latina que busca fazer avançar os direitos de milhões de trabalhadoras domésticas na região.

Veja mais imagens do encontro:


Veja outras notícias

.