Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Themis participa do lançamento do Grupo de Trabalho Interministerial para elaboração da Política Nacional de Cuidados

A Themis participou, em Brasília, do lançamento do Grupo de Trabalho Interministerial para elaboração da Política Nacional de Cuidados, do Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social e Combate à Fome e do Ministério das Mulheres. Na cerimônia, a organização esteve ao lado da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), que integra o grupo de trabalho.

O lançamento do GT foi marcado pela assinatura de um protocolo de intenções para a criação de um programa de elevação de escolaridade, qualificação profissional e apoio às organizações de trabalhadoras domésticas no país.

Para os próximos meses, o objetivo do GT é formular um diagnóstico sobre a organização social dos cuidados no Brasil, identificando políticas, programas e serviços já existentes. Deverão ser elaboradas propostas para a Política Nacional de Cuidados e para o Plano Nacional de Cuidados.

A coordenadora de trabalho doméstico Remunerado da Themis, Jéssica Miranda Pinheiro, explica que toda a população, em maior ou menor grau de dependência, precisa de trabalho de cuidados.

“Pensar em política de cuidados deve ser pensar sob uma perspectiva feminista também, repensar a divisão sexual do trabalho e promover condições de trabalho decente para quem cuida. A criação do GTI Cuidados fará a análise de informação, especialmente da categoria de trabalhadoras domésticas remuneradas, que é a principal categoria responsável pelo trabalho de cuidados no Brasil”, explica Jéssica.

A Themis, ao lado da Fenatrad, tem promovido uma série de estudos e ações em prol das trabalhadoras domésticas brasileiras. Entre as iniciativas, destacam-se os cursos de alfabetização digital, qualificação profissional e a criação e atualização do aplicativo Laudelina, que em sua nova versão pode ser acessado do celular, facilitando o acesso das profissionais ao conhecimento dos seus direitos.

Crédito das fotos: Roberta Aline/MDS


Veja outras notícias

.