Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

THEMIS participa de Curso Avançado de Direitos Humanos em Brasília

A THEMIS – Gênero, Justiça e Direitos Humanos participou do 12º Curso Avançado de Direitos Humanos (CADH), em Brasília. A atividade é promovida pelo Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos (IDDH) e é voltadA a sociedade civil com incidência nos sistemas internacionais de proteção aos direitos humanos. Na penúltima edição do CADH, realizada em outubro de 2017, foi iniciado um amplo processo de diálogo entre membros de 25 organizações da sociedade civil com incidência no Sistema ONU sobre o monitoramento e implementação das recomendações da Revisão Periódica Universal ao Brasil,

Nesta experiência, ficaram evidenciadas, a necessidade  de um Plano de Monitoramento e Acompanhamento da implementação destas recomendações acatadas pelo Estado brasileiro, após estes três ciclos de Revisão Periódica Universal; a necessidade de informação acessível e sistematizada sobre a RPU com conteúdo traduzido para a língua portuguesa de forma organizada e sistematizada sobre todas recomendações da ONU; além da grave falta de comprometimento do Estado brasileiro em relação às recomendações já aceitas por ele.

Por isso, no último curso foi criado um coletivo com as 25 organizações participantes, incluindo a THEMIS. O Coletivo RPU, Revisão Periódica Universal da ONU, está responsável por monitorar o cumprimento das recomendações das Nações Unidas para o Estado Brasileiro. A advogada e antropóloga, Ranata Jardim, foi a representante da THEMIS no evento.

Participaram ainda do curso as organizações: Artigo 19; Associação Brasileira de Bissexuais, Gays, Lésbicas, e Transexuais – ABLGBT; Associação Brasileira interdisciplinar de AIDS – ABIA; Campanha Nacional pelo Direito à Educação; Comitê Latino-americano e do Caribe; Conectas Direitos Humanos; Conselho Nacional de Direitos Humanos; Comunidade Bahá’í; Fundação Friedrich Ebert – FES; Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares – GAJOP; Geledés; Gestos; Instituto IEPÉ; Instituto Migrações e Direitos Humanos – IMDH; Intervozes; Justiça Global; Monitoramento dos Direitos Humanos no Brasil; Movimento Nacional de Direitos Humanos; Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão; Relatoria da ONU para povos indígenas; Terra de Direitos; Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos – IDDH.


Veja outras notícias

.