Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Themis participa de aula inaugural do curso de Promotora Legal Popular (PLP) de Santo Ângelo

A diretora executiva da Themis, Márcia Soares, e a Promotora Legal Popular (PLP) e conselheira da organização, Maria Guaneci Ávila, participaram da aula inaugural do curso de formação de PLPs de Santo ngelo, no último sábado (27/3). A atividade foi realizada online para a Rede de Atendimento à Mulher do município, com representantes da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), da OAB, da Coordenadoria Municipal da Mulher e da Patrulha Maria da Penha.
Nos próximos meses, 20 lideranças comunitárias serão capacitadas sobre direitos humanos das mulheres, particularmente em relação à violência doméstica e aos direitos sexuais e reprodutivos. As Promotoras Legais Populares (PLPs) atuam na perspectiva da ampliação das condições de acesso à justiça exercendo o papel de ponte entre as pessoas e o Estado, entre os sujeitos de direitos e os serviços públicos. É a segunda turma de formação de PLPs em Santo ngelo – a primeira foi realizada há 20 anos. A iniciativa é uma parceria da prefeitura de Santo ngelo, por meio da Coordenadoria Municipal da Mulher, e do projeto de extensão dos cursos de Direito e de Psicologia da URI.
“Queremos capacitar as mulheres para que conheçam seus direitos. As lideranças dos bairros podem ser porta-vozes e referências para outras mulheres, para que possam ser empoderadas sobre seus direitos. Esse curso vem para potencializar o acesso aos serviços da rede de atendimento à mulher, para que as mulheres tenham melhor trânsito na busca dos serviços da rede”, explica a diretora da Coordenadoria de Políticas Públicas Para Mulheres do município, Simone Vargas Lunkes.
O programa de formação das PLPs é um efetivo instrumento de afirmação e disseminação dos direitos humanos das mulheres iniciado em Porto Alegre, em 1993, por iniciativa da Themis, e implementado em 14 municípios do Rio Grande do Sul e em mais 11 Estados brasileiros.

Veja outras notícias

.