Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Themis participa de ação conjunta de atendimento a mulheres promovida pelo TRT-4

A Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos uniu esforços a entidades da sociedade civil e instituições da Justiça, Segurança, Saúde e Assistência Social para orientar mulheres sobre como buscar serviços públicos voltados ao atendimento e encaminhamento de casos como violência doméstica, direito de família, assistência e benefícios sociais, vítimas de racismo, saúde mental, doenças sexualmente transmissíveis, entre outras situações. 

A ação, promovida na terça-feira (28/3) na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), integrou iniciativas relacionadas ao Mês da Mulher e ao Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, celebrado em 21 de março.

Na parte da manhã os serviços e instituições tiveram a oportunidade de apresentar o trabalho realizado. Em seguida, foi realizado atendimento ao público. Segundo Rafaela Caporal, assessora da área de violência  que esteve acompanhando o evento e prestando atendimento, “a participação do sistema de justiça na articulação da rede é fundamental para o enfrentamento a violência contra as mulheres, ações como estas são de suma importancia para a divulgação dos serviços realizados pela rede e fortalecimento de um trabalho conjunto”.

O vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargador Ricardo Martins Costa, afirmou que o TRT-4 irá propor a elaboração conjunta de um termo de cooperação técnica entre todas as instituições e entidades participantes. O objetivo é promover ações sociais, bem como capacitar operadores do Direito e integrantes do sistema de Justiça para o combate ao racismo e à violência contra a mulher.

“Essa reunião tem por objetivo estabelecer um ambiente de diálogo para que juntos possamos implementar medidas destinadas à educação como meio de assegurar que o Sistema de Justiça confira respostas adequadas ao enfrentamento da violência de gênero e também de raça”, afirmou Costa.

Crédito das imagens: Secretaria de Comunicação Social e Reinaldo Foltz


Veja outras notícias

.