Themis participa da 84ª reunião do Conselho Nacional dos Direitos Humanos
O Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) realizou nos dias 7 e 8 de novembro, em Porto Alegre, a sua 84ª Reunião Ordinária para abordar o monitoramento das recomendações e ações do Estado sobre a garantia de direitos humanos diante do contexto de emergência climática enfrentado pelo Rio Grande do Sul. A Themis foi uma das organizações da sociedade civil convidadas a fazer um relato de sua atuação durante a tragédia climática.
“A Themis foi parceira do Conselho Nacional dos Direitos Humanos, quando esteve à frente do protocolo das mulheres abrigadas e na ronda dos direitos humanos realizada em parceria dos conselhos dos Estados”, afirmou a presidenta do CNDH, Marina Dermman.
Em seu relato, a diretora executiva da Themis, Márcia Soares, afirmou que situações de guerra e de emergência climática reproduzem e ampliam as desigualdades estruturais. “Precisamos partir deste princípio para construir alternativas de resposta adequadas. Dentre elas, todos sabemos que as mulheres são afetadas desproporcionalmente por conta da possibilidade de violação de seus corpos e por seu trabalho histórico de mulher”.
A diretora executiva também explicou como, em uma situação de abrigamento, as situações que ocorrem cotidianamente em uma comunidade são levadas dentro do abrigo de forma desordenada. “Para dentro desse abrigo vão as mulheres e seus agressores, assim como as várias facções do tráfico”, exemplificou.
De acordo com Marina, o relato da Themis é importante e servirá para que o CNDH consiga continuar seu monitoramento e suas recomendações.