https://themis.org.br

Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Themis forma 33 mulheres no Curso para Promotoras Legais Populares: Atuação em Emergências Climáticas

A formatura de 33 líderes comunitárias no Curso para Promotoras Legais Populares: Atuação em Emergências Climáticas, promovido pela Themis, reafirmou o compromisso da organização em capacitar mulheres para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas e garantir que suas vozes sejam ouvidas na construção de políticas públicas mais justas e eficazes. A cerimônia ocorreu na última sexta-feira (21/03), na Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

Iniciado em agosto de 2024, o curso nasceu da urgência de fortalecer a atuação feminina em crises climáticas. Ao longo da formação, mulheres de Porto Alegre, @Canoas, Guaíba, Alvorada, São Leopoldo, Passo Fundo, Caxias do Sul e Pelotas aprofundaram seus conhecimentos sobre justiça climática.

A atuação das Promotoras Legais Populares (PLPs) foi essencial para mitigar os impactos da tragédia, especialmente diante da demora do poder público em atender as populações mais vulneráveis. Ao lado das Jovens Multiplicadoras de Cidadania (JMCs) e outras lideranças comunitárias, essas mulheres se organizaram para garantir apoio emergencial, identificar pessoas em situação de risco e assegurar direitos básicos durante a crise.

O curso foi realizado com apoio do Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul, Care, Igual Valor, Iguais Direitos, Womanity, Instituto Ibirapitanga, Cummins, Embaixada dos Países Baixos, Fundação Ford, UniRitter e Defensoria Pública do RS.


Confira os depoimentos:

Márcia Soares, diretora executiva da Themis
As mulheres que estão aqui hoje demonstraram que são essenciais na construção de respostas rápidas e eficazes para momentos de crise. E agora estão ainda mais preparadas para atuar de maneira organizada e segura. Esse é o feminismo que nós acreditamos: um feminismo que está junto com as mulheres, nos territórios. É um feminismo comunitário.

Márcia Farias, procuradora do Ministério Público do Trabalho
Quero parabenizar vocês pelos que fizeram durante as enchentes e também pelo que vocês têm feito todos os dias. Temos que nos orgulhar da Themis que consegue reunir pessoas preocupadas com mulheres, com cidadania, com comunidade, mulheres negras. Vocês são um orgulho.


Ana Affonso, ex-diretora de Promoção de Políticas para Mulheres do Ministério da Reconstrução
Hoje, enquanto vinha para cá, lembrei de quando eu fiz o curso de Promotora Legal Popular em São Leopoldo. Foi o que me possibilitou, como educadora, acessar a justiça de forma popular e trabalhar dentro de uma comunidade periférica o fortalecimento e o empoderamento das mulheres através do acesso aos direitos e à cidadania.

Alexandre Bublitz, vereador de Porto Alegre
Ao longo de mais de 30 anos, a Themis tem feito um importante trabalho de formação de lideranças, pessoas de luta que têm feito a diferença na nossa cidade. É muito bom estar aqui e poder testemunhar tudo isso.

Daiane dos Santos, deputada federal
A Themis está no dia a dia construindo pontes para um futuro sem violência, sem machismo, sem misoginia, sem lesbofobia, sem nenhum tipo de construção que nos retire a possibilidade de ser quem somos.


Veja outras notícias

')