https://themis.org.br

Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Themis entrega placa de reconhecimento à atuação da Patrulha Maria da Penha Zona Norte

No dia 8 de março, o Centro Humanístico Vida, em Porto Alegre, foi palco de uma importante Roda de Conversa em celebração ao Dia Internacional da Mulher. Com o tema “Dia Internacional da Mulher: Um Dia de Luta!”, o evento foi marcado por debates profundos sobre as violências vivenciadas por muitas mulheres, com foco especial nas atendidas pela Patrulha Maria da Penha da Zona Norte de Porto Alegre.

Um dos momentos mais marcantes da atividade foi a homenagem da Themis à Patrulha Maria da Penha Zona Norte. A diretora executiva da organização, Márcia Soares, entregou uma placa ao Tenente Coronel Osório, comandante do 20º Batalhão de Polícia Militar, e demais integrantes da patrulha na região. A homenagem da Themis visou reconhecer o empenho e a dedicação do batalhão, que tem sido essencial no apoio e proteção das mulheres em situação de risco. A parceria entre as instituições é uma importante estratégia para enfrentar a violência doméstica e garantir direitos fundamentais às mulheres da região.

A roda de conversa contou também com a participação do Eixo SIM Baltazar, do Clube de Mães Jardim da Colina e do CTG Coxilha Aberta. Juntas, essas instituições formam uma rede de apoio e enfrentamento da violência, além de promoverem a conscientização sobre a importância da luta pela igualdade de gênero.

O evento teve ainda um significado especial para a Themis, que comemorou seus 32 anos de atuação na defesa dos direitos das mulheres. Ao longo de mais de três décadas, a organização tem sido um pilar fundamental na promoção da justiça, igualdade e proteção para as mulheres.

Confira os depoimentos:

Márcia Soares, diretora executiva da Themis
“É uma honra para a Themis estar aqui no dia em que comemoramos 32 anos de atuação. O feminismo que acreditamos é o feminismo comunitário. Não acreditamos em um país que avance, defenda a democracia e enfrente a violência se isso não for construído a partir da liderança das mulheres da comunidade. Vivemos uma pandemia de violência doméstica: a violência contra as mulheres estrutura as relações de poder, e ela precisa ser enfrentada por todos.”

Tania Mara da Silva Garcia, Promotora Legal Popular, coordenadora do SIM Eixo Baltazar
“Somos o braço da Themis aqui no Centro Vida. Atendemos as mulheres em situação de violência, acompanhamos elas até a delegacia, temos parcerias com faculdades e temos parceria com a Patrulha Maria da Penha.”

Tenente Coronel Osório,  comandante do 20º Batalhão de Polícia Militar
“Agradecemos muito a parceria com a Themis e com as Promotoras Legais Populares, porque elas nos trazem informações que são extremamente importantes para as nossas mulheres e os nossos policiais, permitindo que possamos atendê-las melhor.”

Patrícia Sanchotene, delegada de polícia
“Tenho a honra de dizer que desenhei o curso de formação para a Patrulha Maria da Penha. Eu vi aqui, neste território, ser aplicado na íntegra o que foi idealizado na Patrulha Maria da Penha, no comando do Coronel Osório. Me emociona ver na prática o que foi sonhado lá atrás, pois não sabíamos se iria realmente acontecer.”

 


Veja outras notícias

')