Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Themis encerra campanha contra o assédio no Carnaval com desfile no Porto Seco

A participação no desfile de Carnaval do Porto Seco, nesta sexta-feira (23), marca o encerramento da campanha “Respeita as gurias na folia – Juntes por um Carnaval sem assédio”. Jovens Multiplicadoras de Cidadania (JMC’s), Promotoras Legais Populares (PLPs) e a equipe da Themis desfilarão na avenida junto à ala da Secretaria de Saúde de Porto Alegre, na abertura da primeira noite dos festejos.

A atividade marca a conclusão de uma série de ações presenciais com o objetivo de prevenir o assédio e conscientizar sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) em saídas de blocos e escolas de samba de Porto Alegre. Também no Porto Seco, a partir das 21h, haverá distribuição de materiais informativos e preservativos tanto para o público quanto para os integrantes das escolas.

Realizada pelo segundo ano consecutivo, a campanha, que teve início em 26 de janeiro, foi protagonizada pelas JMCs formadas pela Themis. Durante o curso, as jovens moradoras da periferia de Porto Alegre recebem formação em áreas como cidadania, comunicação, relações sociais e organização do Estado e da Justiça, com ênfase nos direitos humanos e direitos sexuais e reprodutivos das mulheres. Após a conclusão, passam a multiplicar o conhecimento adquirido em suas redes de atividades e relações (comunidade, escola, redes sociais).

“Durante a campanha de Carnaval, as JMCs exercitaram suas habilidades, dialogando sobre a prevenção ao assédio e conscientização sobre as ISTs, dois dos temas sobre os quais estão amplamente informadas. Elas também acessaram novos espaços, diferentes do seu dia a dia, ampliando seu repertório de conhecimento e de experiências. É uma importante formação continuada”, afirma a diretora executiva da Themis, Márcia Soares.

A campanha “Respeita as Gurias na Folia 2024” é realizada pela Themis e pelas JMCs, com parceria da União das Escolas de Samba de Porto Alegre (UESPA), e apoiada por Instituto Mattos Filho e Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul (MPT-RS). 

Fique por dentro
O quê: encerramento da campanha “Respeita as gurias na folia 2024” – Juntes por um Carnaval sem assédio”
Quando: dia 23 de fevereiro (sexta-feira), a partir das 21h
Onde: Complexo Cultural Porto Seco (Rua Hermes de Souza, S/n – Santa Rosa de Lima, Porto Alegre)


Veja outras notícias

.