Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

THEMIS celebra Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica com ação em Porto Alegre

No Dia da Empregada Doméstica, a THEMIS – Gênero, Justiça e Direitos Humanos realizou ação de divulgação do aplicativo Laudelina  na Estação de trem do Trensurb no Mercado, centro de Porto Alegre. Na ocasião, advogadas da instituição explicaram o funcionamento do app para as trabalhadoras e tiraram dúvidas sobre direitos trabalhistas.

Disponível para o sistema Android, o aplicativo Laudelina tem como objetivo a divulgação dos direitos e a criação de uma rede entre as trabalhadoras domésticas e seus sindicatos. O nome da ferramenta homenageia Laudelina de Campos Melo, ativista do movimento negro que criou, em 1936, na cidade de Campinas (SP), a primeira associação de trabalhadoras domésticas no Brasil. O aplicativo conta com: manual sobre os direitos das trabalhadoras domésticas; calculadoras de salário, benefícios e rescisão contratual; lista de instituições de proteção de diferentes cidades do Brasil; rede de contatos de trabalhadoras de uma mesma região, possibilitando a troca de informações, o fortalecimento de uma rede de apoio e facilitando a organização das trabalhadoras, inclusive sindical.

O Laudelina é uma iniciativa conjunta da Themis – Gênero Justiça e Direitos Humanos e da Fenatrad – Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas, com apoio do Prêmio Desafio de Impacto Social Google de 2016.


Veja outras notícias

.