Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Themis assina nota conjunta de repúdio ao ataque à jornalista Patrícia Campos Mello

A Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos se uniu a outras organizações de mulheres, dos direitos humanos e de defesa da liberdade de expressão e imprensa para dar apoio à  jornalista Patrícia Campos Mello e exigir uma resposta do Congresso Federal com a publicação de uma nota conjunta de repúdio e solidariedade. A profissional da Folha de S.Paulo foi vítima de ataque discriminatório, inverídico e machista em um espaço institucional da Casa, a CPMI das Fake News, instaurada para apurar notícias falsas usadas com fins eleitorais, ato de violência à liberdade de imprensa, às mulheres e à democracia. Organizações que queiram aderir à nota devem mandar mensagem para contato@patriciagalvao.org.br ou comunicacao@artigo19.org.

Confira a nota na íntegra: 

As organizações abaixo assinadas se somam aos diversos setores da sociedade que repudiam veementemente o ataque realizado à jornalista Patrícia Campos Mello, da Folha de S.Paulo, e manifestam apoio à profissional.

Nesta terça-feira (11/02), o país acompanhou com perplexidade um depoimento de ex-funcionário de uma empresa de disparos de mensagens de WhatsApp, na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre as “Fake News”, notícias falsas e campanhas de desinformação usadas com fins eleitorais. Ao depor, o ex-funcionário mobilizou ataques machistas e inverídicos contra a repórter para alterar seu depoimento anterior feito ao jornal Folha de S.Paulo. Mais grave ainda é que parlamentares, como o deputado Eduardo Bolsonaro, tenham feito eco às afirmações discriminatórias dentro do espaço institucional do Congresso Nacional. Essas afirmações não só violam os direitos individuais da jornalista, mas atacam a liberdade de imprensa e o direito de mulheres exercerem sua profissão em um ambiente seguro e livre de discriminações.

Reforçamos que o Congresso Nacional – ou qualquer poder e representante público – não pode ser conivente com ações que buscam silenciar a imprensa e que recorrem sistematicamente a estereótipos discriminatórios de gênero para atacar mulheres jornalistas, cujo desempenho profissional tem sido essencial para o país neste momento crítico da nossa história. O Congresso Nacional é também responsável perante a comunidade internacional pelos tratados de direitos humanos que ratificou e que proíbem qualquer forma de discriminação.

Nesse sentido, além de chamar atenção para a gravidade do episódio, manifestamos todo nosso apoio e solidariedade à jornalista Patrícia Campos Mello e reforçamos que a sequência de ataques destinados a ela só reforça a importância do seu trabalho. Exigimos, portanto, a imediata apuração do ocorrido e a devida responsabilização dos envolvidos.

Lembramos que os Estados têm a obrigação de prevenir, proteger e processar ataques contra jornalistas e defensores dos direitos humanos e também que essa obrigação inclui a garantia de um ambiente seguro, em todos os espaços, para mulheres comunicadoras e a desconstrução de estereótipos discriminatórios que perpetuam a violência contra as mulheres nos mais diversos ambientes, incluindo o profissional e o institucional. Seja por ação direta ou omissão, a naturalização desses ataques coloca comunicadores em risco, deteriora o ambiente para o exercício da profissão e prejudica a circulação de diferentes informações e opiniões e a capacidade da mídia de exercer seu papel fiscalizador do poder público.

ASSINAM ESTA NOTA DE REPÚDIO E SOLIDARIEDADE:

Ação Educativa
ARTIGO 19
Associação Mulheres pela Paz
AzMina
Católicas pelo Direito de Decidir
Cepia – Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação
Cfemea – Centro Feminista de Estudos e Assessoria
CLADEM/Brasil – Comitê Latino-americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher
Coletivo Feminino Plural
Conectas Direitos Humanos
Consórcio da Lei Maria da Penha pelo Enfrentamento a Todas as Formas de Violência de Gênero contra as Mulheres
Criola
Evangélicas Pela Igualdade de Gênero
Fórum Brasileiro de Segurança Pública
Geledés – Instituto da Mulher Negra
Gênero e Número
Human Rights Watch Brasil
Instituto Patrícia Galvão – Mídia e Direitos
Instituto Rede Mulher Empreendedora
Instituto Vladimir Herzog
MMNSP – Marcha de Mulheres Negras de São Paulo
Redeh – Rede de Desenvolvimento Humano
Repórteres Sem Fronteira
Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos
UBM – União Brasileira de Mulheres
União de Mulheres de São Paulo


Veja outras notícias

.