Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Themis abre inscrições para curso de formação de Promotoras Legais Populares

Está aberto o período de inscrições para o 18º Curso de Formação de Promotoras Legais Populares, destinado a mulheres com atuação comunitária ou com interesse em se tornarem lideranças em suas comunidades. A capacitação será ministrada por especialistas voluntários de diversas áreas do conhecimento que emprestam suas habilidades e competências em encontros que privilegiam a interação, o diálogo e a troca de experiências entre facilitadores e alunas. A realização é da Themis, com apoio da Fundação Ford e da UniRitter. 

Neste ano, a formação contemplará mulheres residentes em Porto Alegre, nos bairros Bom Jesus, Costa e Silva, Jardim Carvalho, Jardim Leopoldina, Lomba do Pinheiro (Mapa, Quinta do Portal, Passo das Pedras, Santa Helena, Bom Sucesso, Panorama), Mário Quintana, Restinga, Rubem Berta, Vila Jardim e Santa Teresa.

A seleção acontecerá em duas etapas. Primeiro, as interessadas deverão preencher o formulário de inscrição até 14 de abril (bit.ly/cursoPLP). Na segunda etapa, no dia 16 de abril (sábado) pela manhã, as inscritas que estiverem dentro dos critérios previstos para a 18ª edição do curso passarão por uma seleção coletiva. As candidatas serão contatadas por telefone. O resultado final da seleção será divulgado dia 18 de abril, no site da Themis e por telefone. 

O curso, que será realizado de 23 de abril a 16 de julho, será híbrido, com aulas virtuais e presenciais, sempre aos sábados (durante o dia) e às quartas-feiras (final de tarde). A carga horária será de 94 horas/aula e, quem finalizar a formação, receberá certificado da UniRitter. Além das visitas institucionais a serviços e instituições, as aulas presenciais do curso serão na sede do GEEMPA (Rua Lopo Gonçalves, 511. Cidade Baixa. Porto Alegre) e no Campus FAPA da UniRitter (Av. Manoel Elias, 2001 – Passo das Pedras, Porto Alegre). Todas as alunas que necessitarem terão garantida a conectividade em seus celulares pessoais (recarga) para as aulas virtuais e para o transporte para as presenciais. 

Promotoras Legais Populares são lideranças comunitárias capacitadas em noções básicas de Direito, direitos humanos das mulheres, organização do Estado e do Poder Judiciário, dentre outras temáticas pertinentes conforme o contexto do bairro ou região na qual estão inseridas. Após a formação, essas mulheres passam a atuar voluntariamente em suas comunidades na defesa (orientação e triagem de demandas de violação de direitos), na prevenção de violações (educação sociocomunitária em mutirões e oficinas)  e na promoção de direitos (participação e representação em conselhos, conferências, comissões e fóruns). 

FIQUE POR DENTRO

O quê: 18º Curso de Formação de Promotoras Legais Populares

Inscrições: até 14 de abril, em bit.ly/cursoPLP

Formato: híbrido, com aulas virtuais e presenciais aos sábados (durante o dia) e quartas-feiras (finais da tarde)

Quem pode participar: mulheres residentes em Porto Alegre, nos bairros 

Bom Jesus, Costa e Silva, Jardim Carvalho, Jardim Leopoldina, Lomba do Pinheiro (Mapa, Quinta do Portal, Passo das Pedras, Santa Helena, Bom Sucesso, Panorama), Mário Quintana, Restinga, Rubem Berta, Vila Jardim e Santa Teresa.

Seleção coletiva: 16 de abril (sábado), às 9h30, em local central da cidade de Porto Alegre.

Divulgação das selecionadas: 18 de abril 

Período de realização do curso: 23 de abril a 16 de julho de 2022

 


Veja outras notícias

.