Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Saiba como foi a participação da Themis no ato 1º de Maio Unificado, em Porto Alegre

Trabalhadores e sindicalistas que participaram do 1º de Maio Unificado, em Porto Alegre, na última segunda-feira, receberam informações sobre a nova versão do aplicativo Laudelina e materiais informativos sobre os direitos das trabalhadoras domésticas.

A equipe da Themis esteve junto à Associação das Trabalhadoras Domésticas de Canoas na banca da CUT/RS. “Foi uma troca importante pela possibilidade de construir agenda e fortalecer as trabalhadoras domésticas em seu processo e conquista de visibilidade e acesso a direitos”, afirma a Assistente de Projetos da Área de Trabalho Doméstico Remunerado, Fabiane Lara dos Santos.

A presidenta da Associação das Domésticas de Canoas, Dinorá da Silva Nunes, comentou sobre os 10 anos da aprovação da PEC das Domésticas, que promoveu direitos para a categoria. “A gente percebe que apesar dos avanços, ainda tem muita coisa para ser feita, ainda tem companheiras em trabalho análogo à escravidão”, afirmou a trabalhadora ao site da CUT.

Uma das ferramentas mais importantes para difundir os direitos da categoria é a nova versão do aplicativo Laudelina, que pode ser acessado diretamente no computador ou navegador do celular. Por meio de uma navegação simples e rápida, as trabalhadoras podem entender, de forma didática, sobre legislação, salário, contrato, férias e outros benefícios garantidos pela PEC das Domésticas.

Além de informar as trabalhadoras sobre seus direitos, permite denunciar o trabalho análogo à escravidão, fazer parte de uma rede de contatos e acessar vídeos e notícias. A nova versão facilita o uso da ferramenta pelo navegador, sem ocupar espaço na memória do telefone. Para acessar, basta digitar www.laudelina.com.br no navegador do celular ou computador.

A nova versão do Laudelina é uma realização da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) e da Themis, com apoio do Ministério Público do Trabalho e em parceria com a Care International e a Cummins, por meio do projeto Movimentos e Tecnologia, para ampliar a divulgação dos direitos da categoria.

Veja mais fotos da ação:

Crédito das fotos: Madylene Baratta


Veja outras notícias

.