Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Saiba como foi a aula inaugural do 7° Curso de Jovens Multiplicadoras de Cidadania

 

Uma jornada de conhecimento e de empoderamento teve início na última sexta-feira para 25 jovens da periferia de Porto Alegre que foram selecionadas para o 7° Curso de Jovens Multiplicadoras de Cidadania, promovido pela Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humano. A aula inaugural da formação jurídico-feminista foi realizada na Assembleia Legislativa de Porto Alegre, com a participação especial da deputada Bruna Rodrigues, que deu seu relato de como teve a vida transformada pelo curso de JMCs, que realizou no ano de 2003.

“Ontem eu estava aí, no mesmo lugar de vocês. Passando as mesmas dificuldades, pensando as mesmas coisas, vivendo a mesma realidade. Quando eu tinha uns 20 anos, me inscrevi para um curso que disseram que era muito legal: Jovens Multiplicadoras de Cidadania, da Themis. Nem eu imaginava que esse curso ia mudar a minha trajetória pessoal, política e de vida, a trajetória de uma mulher que nasce e se cria na comunidade”, afirmou a deputada.

A aula inaugural foi conduzida pela diretora executiva da Themis, Márcia Soares, que contextualizou o programa e falou sobre o desafio de ajudar a conduzir as jovens mulheres no fortalecimento do seu protagonismo no combate às violências enfrentadas pelas mulheres e juventudes.

A plateia da sala Adão Preto, da ALRS, estava composta pelos familiares das jovens e por Promotoras Legais Populares. O curso será realizado até 10 de novembro, em formato híbrido, com encontros presenciais e aulas presenciais na Faculdade de Educação da UFRGS. As candidatas que concluírem o curso receberão certificados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O 7° Curso de Jovens Multiplicadoras de Cidadania, promovido pela Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos em parceria com o Centro Interdisciplinar de Educação Social e Socioeducação e a Faculdade de Educação da UFRGS e com apoio do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

 

Confira dos depoimentos 

Deputada Bruna Rodrigues, JMC da turma de 2003

A política me faz dar certo, e a Themis casa com esse encontro. No curso, tivemos uma série de formações, como vocês irão ver. Defensoria Pública, Ministério Público, íamos dialogando e nos dando conta de que tudo o que eu vivi, ao longo de minha vida, não era isolado, não era natural de ser pobre, era um projeto que fazia com que mulheres como eu não olhassem a política como um lugar que desejassem ocupar. A Themis é estratégica porque a gente vai entendendo quais são os nossos direitos para nós que nos criamos na periferia da cidade. A partir de agora vocês vão entender o que é violência e poder ajudar a comunidade de vocês como Jovens Multiplicadoras de Violência, como eu ajudei a minha comunidade. É um processo profundo. Minha mãe sofreu violência doméstica por 25 anos, e foi neste curso de JMCs que eu aprendi a não naturalizar a violência, entendi que aquilo não era natural. Vocês diversas vezes serão pilares das nossas comunidades, pessoas que dão a mão para as outras e vem puxando.”

 

Janaina Fontanive, representando a Comissão Especial de Educação da OAB

“É uma grande honra iniciar a parceria com a Themis e participar deste programa. O direito é um espaço hostil, elitizado, masculinizado e embranquecido. Sair dessa bolha e firmar essas parcerias me encoraja e me dá esperança, tenho certeza que vou aprender muito com vocês.”

 

Fabiane Dutra, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher

“Em 2006, tive contato com a primeira turma. Eu era uma jovem feminista. É um caminho sem volta, ainda bem, pois ainda temos muito a conquistar e temos que brigar para não perder o que já conquistamos. Precisamos que muitas jovens venham para o controle social, para a política, que ocupem a política em todos os espaços onde houver luta. Vocês vão mudar a vida de vocês, da família de vocês e, com certeza, estarão mudando a nossa sociedade.”

 

Liliane Ferrari Giordani, diretora da faculdade de educação da UFRGS

“É uma honra para a UFRGS ter sido convidada a fazer parte deste programa da Themis com a força de uma universidade pública, colorida e plural. A universidade tem muito a aprender com projetos como esses e com os ativistas. Em nome da Faculdade de Educação, vocês se sintam sempre convidadas a estar neste lugar.”

 

Karine Santos, vice-diretora do Centro Interdisciplinar de Educação Social e Socioeducação

“Aproveitem esse espaço o máximo que vocês puderem. Vocês são mulheres que estão construindo o seu lugar na sociedade, esse espaço é de vocês de fato e de direito e a voz de vocês importa.”

Daniela Florio – Associada de Projetos da área de Adolescência e Juventudes do Fundo de População das Nações Unidas

“É uma grande parceria para juntar a Themis, que já atua há 30 anos com direitos sexuais e reprodutivos e o feminismo, e o UNFPA, que atua nesta causa e com a juventude. Efetivamente, é um curso que auxilia as mulheres. É uma descoberta de muitas coisas bacanas, entender sobre si mesmas, de onde vocês vêm. Que os corpos de vocês ocupem todos os lugares que vocês queiram, que vocês estejam em todos os lugares que vocês queiram!”

 

Pérola Sampaio, ativista do movimento negro, formada em Psicopedagogia e em Direito

“Sou nascida e criada na Restinga. Quando eu tinha 17 anos, fui atendida pela Themis quando fui vítima de racismo, e levada até a Delegacia da Mulher, porque na época não existia a Delegacia de Intolerância. Foi ali que eu fui acolhida: pela Themis, porque eu não teria como pagar uma advogada. Entrei no movimento negro e não saí mais porque foi meu entendimento de que era necessário fazer o enfrentamento ao racismo com outras mulheres negras como eu que no espaço de trabalho, na política e no dia a dia são vítimas de racismo por serem oriundas de bairros periférico. Estou aqui para prestigiar vocês e dizer que nossa luta não é em vão e não terminou e que nós mulheres podemos fazer a diferença e ser fonte de empoderamento da sociedade. Somos continuidade da nossa ancestralidade, e por isso estamos aqui.”


Veja outras notícias

.