Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Relatório da Ação Integrada pelos Direitos das Mulheres

2021 foi um ano desafiador para a Themis. A Organização criou e capitaneou uma série de projetos e iniciativas para afirmar os direitos das mulheres. Em janeiro, lançou, junto ao Fórum Aborto Legal RS, vídeo e Guia do Aborto Legal e de Cuidado à Pessoa em Situação de Violência Sexual. Nos meses seguintes, realizou, junto à Fenatrad, a campanha “Essenciais São Nossos Direitos”, visando à valorização da categoria.

Em paralelo a isso, centenas de trabalhadoras domésticas foram capacitadas no curso “Domésticas com Direitos”. Para fortalecer as ações de ajuda humanitária durante a pandemia de Covid-19, a Themis firmou parcerias visando ao apoio às Promotoras Legais Populares (PLPs). Em agosto, mês em que se celebrou os 15 anos da Lei Maria da
Penha, a Organização atuou fortemente para reivindicar uma agenda de vida livre de violência. A Themis também lançou uma série de publicações, como as voltadas à área do trabalho doméstico, de empoderamento legal e de defesa de direitos.

O trabalho da Themis também foi reconhecido. A organização foi a grande vencedora da quarta edição do Prêmio Womanity com o projeto “Fla SIM pa Mudjer: Mulheres juntas prevenindo a violência em Cabo Verde”. A distinção marca o início da atuação internacional da Themis, que desenvolverá o projeto em Cabo Verde pelos próximos três anos.

Como última ação pública de um ano de grande mobilização, a Themis utilizou sua potência de interlocução junto a diferentes órgãos públicos para realizar a Ação Integrada pelos Direitos das Mulheres, no qual foram oferecidos serviços às comunidades da Cruzeiro, da Restinga e do Eixo Baltazar. No total, foram mais de 515 pessoas atendidas. A ação comunitária das PLPs foi decisiva para que os eventos ocorressem nas três diferentes regiões


Veja outras notícias

.