Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

PLPs participam de feira do Instituto Zoravia Bettiol na Casa dos Leões

As Promotoras Legais Populares (PLPs) participam neste domingo, 20/3, da 2º edição do Acolhendo a Vizinhança, do Instituto Zoravia Bettiol, em frente à sua futura sede, na Rua dos Andradas, nº 517 – a conhecida Casa dos Leões.

O evento faz parte da programação oficial dos 250 Anos de Porto Alegre e busca promover a aproximação entre moradores e instituições culturais do Centro Histórico. A própria Zoravia receberá os frequentadores da feira, que terá obras da artista e materiais de entidades parceiras, como a Themis. Na banca da organização, haverá folders e materiais informativos sobre o enfrentamento à violência contra a mulher. Promotoras Legais Populares de Porto Alegre, Canoas e Guaíba prestarão informações sobre o tema e conversarão sobre sua atuação como ativistas. A participação das ativistas faz parte das comemorações dos 29 anos da Themis, completados no último 8 de março. Após o evento, as PLPs também farão uma visita à Casa de Cultura Mario Quintana – haverá um momento de confraternização no café Lola, do centro cultural.

Durante a feira também serão apresentadas as perspectivas do projeto de restauração da Casa dos Leões. O projeto está sendo finalizado e, ainda em 2022, deve começar a captação de recursos para a obra, a mais nova casa de Cultura do centro histórico de Porto Alegre.

Além disso, será lançada a campanha Online “Onde estão os leões?”, que busca mobilizar a comunidade para encontrar os dois leões que tornaram a edificação, construída no final do século XIX, conhecida como a Casa dos Leões. Há 30 anos, as peças em concreto desapareceram do alto do portão de acesso. A ideia da campanha é recuperar os leões, com cerca de 40 centímetros de altura, para que eles retornem ao seu local de origem, quando o prédio for restaurado.

O Instituto Zoravia Bettiol é uma associação sem fins lucrativos cuja missão é preservar, pesquisar e difundir o acervo artístico da veterana artista gaúcha. Para saber mais, acesse www.zoraviabettiol.com.br

Programe-se! É neste domingo, 20/3, das 10h às 18h, na Rua dos Andradas, 507, em Porto Alegre.

Conheça os participantes da feira:

Instituto Zoravia Bettiol – Obras da artista Zoravia Bettiol, com venda revertida ao Instituto.

Themis – Será representada pelas Promotoras Legais Populares da região Centro Histórico.

Núcleo de Antropologia Visual da UFRGS – Exposição de revistas e outras publicações do Núcleo de Antropologia Visual, além de mostra de algumas fotos do prédio histórico Casa dos Leões.

Artigo 19 – Apresentará material de divulgação contra a censura e distribuirá brindes.

Cais Cultural – Vai exibir o projeto feito em parceria com  UFRGS para revitalização do Cais Mauá e distribuir material de campanha.

Associação Chico Lisboa – Comercializará catálogos de exposições e obras das exposições 30×30 e 20×20.


Veja outras notícias

.