Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Projeto “Veja com o Coração”, parceiro da Themis, é vencedor no 2º Prêmio Ecoa

O projeto “Veja com o Coração”, do qual a Themis e a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) são parceiros desde 2021, foi o vencedor da categoria Empresas que Mudam, no 2º Prêmio Ecoa

Quem recebeu a honraria foi a gerente de Propósito da Reckitt Hygiene Comercial, Lívia Berrocal, durante cerimônia virtual na segunda-feira (13). De acordo com ela, o programa tem o objetivo de dar visibilidade ao trabalho doméstico e ao problema social enfrentado pelas trabalhadoras.

“Essas profissionais são fundamentais, mas, infelizmente, ainda são invisibilizadas e não possuem um reconhecimento compatível com a importância que possui no dia a dia de milhares de brasileiros. O programa, ao longo dos últimos anos, atuou conscientizando a sociedade sobre a importância e desafios da categoria e promovendo qualificação socioprofissional para essas profissionais, em parceria da Themis, que atua na defesa e na promoção dos direitos das mulheres, e da Fenatrad . Estamos muito felizes e orgulhosos de poder compartilhar com vocês esse prêmio”, comemora Lívia. 

Capitaneado pela Reckitt (fabricante dos produtos de limpeza da marca Veja), o projeto tem como objetivo dar visibilidade ao problema social enfrentado pelas trabalhadoras domésticas brasileiras e incentivar sua qualificação profissional, com apoio da Themis e da Fenatrad.

No projeto, o lucro arrecadado com as vendas da Edição Limitada de Veja Multiuso foi revertido para apoiar trabalhadoras domésticas por meio de doação de cestas básicas, recarga de celular e iniciativas educacionais.

A Veja também foi uma das apoiadoras da formação #DomésticasComDireitos, da Themis e da Fenatrad, que já capacitou centenas de trabalhadoras domésticas desde 2020, no âmbito do projeto Mulheres, Dignidade e Trabalho – Fase I.  O processo de formação centrado nos direitos humanos e trabalhistas abordou os principais marcos normativos da área, as formas de organização social para a defesa de direitos e temas como racismo, feminismo e violência no mundo do trabalho. Já na etapa de qualificação profissional foram considerados temas como cozinha saudável, cuidado especializado de crianças e pessoas idosas e outras áreas técnicas.

O 2º Prêmio Ecoa homenageou as transformadoras e os transformadores sociais que estão criando soluções para superar desafios e resolver problemas no campo social, econômico e ambiental, promovendo a equidade de raça, classe e gênero na sociedade. 


Veja outras notícias

.