Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Projeto Fla Sim pa Mudjer, da Themis e da ACLCVBG, será lançado em Cabo Verde

Márcia Soares, diretora executiva da Themis, participa de evento sobre violência baseada no gênero em Cabo Verde Crédito: Ekvity Dos Santos/ACLCVBG

Uma série de eventos e visitas institucionais deu início, nesta segunda-feira (17/5), à agenda de lançamento do projeto Fla Sim Pa Mudjer – Mulheres juntas na prevenção da violência em Cabo Verde, na África. A iniciativa, vencedora da quarta edição do Prêmio Womanity, promovido pela Fundação Womanity, dá início à atuação internacional da Themis, que desenvolverá o projeto de empoderamento legal de mulheres ao lado da Associação Cabo-verdiana de Luta Contra a Violência Baseada no Gênero (ACLCVBG).

Durante os próximos dias, a diretora-executiva da Themis, Márcia Soares, e Laura Somoggi, da Fundação Womanity, participaram, com a ACLCVBG, de conferências e reuniões de trabalho com representantes de instituições governamentais e não governamentais como o Ministério da Justiça, Universidade, organizações de mulheres, Associação de mulheres juristas, entre outras entidades que estarão envolvidas no desenvolvimento do projeto no país africano.

“O projeto é um poderoso instrumento de promoção dos direitos humanos, de melhoria do acesso à justiça e de exercício da cidadania. O seu lançamento oficial e público é importante para a Associação e para o próprio projeto, visando dar a conhecer aos parceiros e à sociedade em geral os seus objetivos e o impacto que as ações poderão proporcionar em Cabo Verde. Fla Sim pa Mudjer significa respeito aos direitos das mulheres em todas as instâncias da vida”, afirma Vicenta Fernandes, presidente da ACLCVBG.

Nesta terça-feira, Márcia Soares, diretora executiva da Themis, participou de conferência internacional sobre violência baseada no gênero, no prédio da Presidência da República de Cabo Verde. As atividades seguem até o dia 25/5, com o workshop Um Olhar Sobre Empoderamento Legal de Lideranças Comunitárias, que será realizado na Assembleia Nacional de Cabo Verde.

Para realizar o projeto, a Themis e a ACLCVBG unem conhecimentos e experiências a fim de enfrentar a violência doméstica e promover o acesso à justiça para mulheres. Fla Sim pa Mudjer tem foco na prevenção à violência e suas intersecções com gênero, raça e classe. 

Acompanhe o site e as redes sociais da Themis e da ACLCVBG para acompanhar as ações de lançamento e os próximos passos do projeto.


Veja outras notícias

.