Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Porto Alegre contará com 27 novas Promotoras Legais Populares a partir de agosto

A Themis convida para a formatura da 18ª turma de Promotoras Legais Populares (PLPs), a ser realizada no sábado (6/8), às 15h, no auditório do prédio 4 da UniRitter/Fapa (Rua Manoel Elias, 2001, Passo das Pedras), em Porto Alegre.

A cerimônia celebra a conclusão de três meses de aprendizagem sobre noções básicas de Direito, direitos humanos das mulheres, organização do Estado e do Poder Judiciário. Agora, 27 formandas são Promotoras Legais Populares capacitadas para atuar voluntariamente na prevenção de violações e na promoção de direitos nos bairros Restinga, Restinga Velha, Santa Tereza, Jardim Carvalho, Santa Tereza, Nonoai, Bom Jeus, Rubem Berta/Parque dos Mayas, Passo das Pedras, Rubem Berta, Costa e Silva, Lomba do Pinheiro e Vila Jardim.  

“Porto Alegre ganha um reforço com a nova turma de Promotoras Legais Populares, ativistas fundamentais no enfrentamento às violências contra as mulheres, fenômeno que vem em escalada, fruto do descaso do Estado e do crescimento de forças antidemocráticas e antidireitos. Com elas, vamos retomar o trabalho nos territórios da cidade nos quais já contam com PLPs formadas e atuantes“, afirma Renata Jardim, coordenadora da área de Violência da Themis.

Primeiro grupo de Promotoras Legais Populares formadas pela Themis após a pandemia de Covid-19, a 18ª turma teve acesso a três módulos de aulas em formato híbrido, alternando encontros presenciais e online.

Em um primeiro momento, as alunas aprenderam sobre temas como feminismo, e  interseccionalidade de gênero, raça e classe, organização do estado e da sociedade civil e acesso à justiça. Em seguida, os conteúdos abrangeram o direito à saúde integral, direitos sexuais e direitos reprodutivos, direitos trabalhistas, direitos dos grupos vulneráveis (crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiência), violência doméstica e feminicídio.

No último módulo, foi trabalhada a prevenção e combate à violência doméstica e familiar, desenvolvimento de habilidades para fortalecer a atuação comunitária, reconhecimento do SIM – Serviço de informação à Mulher, utilização da Rede de Enfrentamento à Violência Contra Mulher e sobre o uso das novas tecnologias.

O  18º Curso de Formação de Promotoras Legais Populares foi uma realização da Themis em parceria com a  UniRitter e GEEMPA, com apoio da Ford Foundation.

SAIBA MAIS
O quê: formatura da 18ª turma de Promotoras Legais Populares (PLPs)
Quando: sábado (6/8), às 15h
Onde: auditório do prédio 4 da UniRitter/Fapa (Rua Manoel Elias, 2001, Passo das Pedras), em Porto Alegre


Veja outras notícias

.