Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

PLPs são eleitas para o Conselho Municipal de Assistência Social de Porto Alegre

Reunião do Conselho em 2019. Foto: Luis Adriano Madruga/ FASC/ PMPA

Três Promotoras Legais Populares (PLPs) foram eleitas para o Conselho Municipal de Assistência Social de Porto Alegre. As conselheiras exercerão um mandato voluntário de dois anos, com a grande responsabilidade de fiscalizar, propor e acompanhar serviços e instituições que executam as políticas de assistência social em Porto Alegre.

Cíntia Pereira da Cunha Rodrigues foi eleita titular pela Lomba do Pinheiro; Maria Salete da Silveira Pinto, suplente pela Restinga; e Luciane Pacheco, escolhida como titular para representar o Fórum Municipal dos Usuários do SUAS. A eleição dos novos conselheiros foi oficializada em publicação no Diário Oficial de Porto Alegre na última terça-feira.

“A presença das PLPs é muito importante porque o Conselho é o que rege, propõe e fiscaliza as políticas públicas e os serviços de assistência social no município. Com todo o conhecimento que têm, de informação e de defesa de direitos, elas participarão e aprenderão muito. É um ganho para as comunidades”, afirma a PLP e conselheira da Themis Maria Guaneci Ávila.

As PLPs são lideranças comunitárias capacitadas em noções básicas de Direito, direitos humanos das mulheres, organização do Estado e do Poder Judiciário, dentre outras temáticas pertinentes conforme o contexto do bairro ou região na qual estão inseridas. Elas atuam no acompanhamento de mulheres em situação de violência e na promoção e garantia dos direitos humanos das mulheres.


Veja outras notícias

.