Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

PLPs participam de roda de conversa sobre saúde da mulher

Nesta quarta-feira (11), as Promotoras Legais Populares (PLPs) das regiões da Lomba do Pinheiro, Leste, Cruzeiro e Restinga participaram de uma roda de conversa sobre saúde da mulher, no Postão da Cruzeiro, na Capital. A atividade foi mediada pelos estudantes da Residência em Enfermagem Obstétrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e pela professora de Enfermagem da  Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Letícia Becker Vieira.

Na ocasião, houve trocas de experiências e diálogos sobre legislação e gestação, tipos de partos e o acompanhamento das gestantes em todos os períodos da gravidez. Várias PLPs que estavam presentes relataram emocionadas a vivência de seus partos como um momento único e de empoderamento. 

Durante o encontro também abordaram os benefícios do parto natural e a violação do direito das gestantes de escolherem a forma de dar à luz, que em alguns casos sofrem com violência obstétrica. Foi lembrado que um exemplo desse tipo de agressão também ocorre quando mulheres com hemorragias uterinas, ao chegarem em algum atendimento de saúde, são tratadas de forma ríspida pela falsa associação ao aborto, em um momento que deveria ser de acolhimento.  

As participantes da roda de conversa levantaram a necessidade de levar essas discussões para outras comunidades e disseminar conhecimento como forma de garantir a escolha das mulheres na hora do parto.

 


Veja outras notícias

.