Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Para Sempre: POESIA

teatro-para-sempre-poesia

Texto de Espetáculo de Rita Maurício.

As PLPs foram ao teatro. O convite para a peça“Para Sempre: P O E S I A! -Uma história real e tragicômica de amor, loucura e arte” partiu da atriz Rita Maurício, que fez uma apresentação especial no dia 9 de novembro de 2013 no Teatro da Arena, em Porto Alegre, para um seleto grupo de convidados/as.

Enredo

Após ter sido preso pela ditadura militar e herdado desta experiência um grave sofrimento psíquico, José escolhe a arte como afirmação da vida e, com esta escolha, conquista uma incansável companheira: Seli, artista plástica inconformada e bonequeira vibrante. Junto a ele, Seli toma doses diárias da seguinte decisão: “apesar de tudo, poesia!”.

Da união deste atormentado e criativo casal nasce Rita Maurício. É ela quem, neste monólogo, transpõe para a cena poemas da autoria de seu pai, além de textos próprios e obras de sua mãe. A atriz traz à cena episódios marcantes da vida do casal através de vídeos, poemas, depoimentos, interpretação de personagens e teatro de bonecos.

O monólogo Para Sempre: P O E S I A!estreou em 2012 sob direção de Mirah Laline. O espetáculo tem uma hora e cinco minutos de duração. A classificação etária é 14 anos.

Sobre a atriz Rita Maurício

Tendo aprendido na infância a arte doteatrode bonecos, Rita Maurício tornou-se bonequeira profissional em 1995 e, em 2011, formou-se bacharel emteatrocom ênfase em interpretação pela UFRGS, instituição que deu origem ao premiado Grupo Cerco, do qual participa desde sua fundação, em 2008. A atriz cresceu sentindo na pele os traumas causados pela ditadura na sua família e assim como os pais, através da arte, busca sensibilizar as pessoas para a construção de uma sociedade mais justa.


Veja outras notícias

.