Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Manifesto: Nosso voto é feminista e antirracista

Como organização construída em um período de fortalecimento da vida democrática brasileira, a Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos reafirma seu profundo comprometimento com a democracia e com os direitos humanos, por meio do apoio às candidaturas que lutam pela promoção dos direitos das mulhees, da equidade de gênero e dos valores democráticos.

Neste domingo de eleições decisivas para o país, nosso voto será feminista e antirracista, pelo combate às discriminações e desigualdades de gênero, étnico-raciais, de orientação sexual e de classe. 

Desde 1993, nos dedicamos a afirmar o direito a uma vida sem violência e com a garantia de direitos para as mulheres. Testemunhamos a importância de que a presidência, a Câmara e o Senadoe , as assembleias legislativas sejam ocupados por quem reconhece e prioriza a equidade de gênero, com a manutenção de políticas públicas qualificadas, especialmente no enfrentamento da violência, da discriminação e do racismo.

Nos últimos anos, experienciamos o trágico resultado da ausência dessas políticas: um quadro de violência estatal que abandona as mulheres e desmonta políticas públicas de atenção à população, que há décadas vinham sendo implementadas. Menos saúde, mais mortes, menos trabalho, mais exclusão, menos igualdade, mais ataques às mulheres. 

Por isso, neste domingo votaremos para garantir direitos e estancar os retrocessos, o empobrecimento da população e a fome. Nosso voto é comprometido com os direitos das mulheres, especialmente as negras, indígenas e periféricas. Nosso voto diz não ao racismo e à homofobia. Votamos pela democracia e pela liberdade religiosa. Votamos pelo respeito à diversidade e pela convivência pacífica. 

Nestas eleições, convidamos você a levar nossa agenda às urnas e pavimentar o único caminho para um Brasil democrático, feminista e livre de violência de gênero. Convidamos você a votar em Luiz Inácio Lula da Silva.

Conselheiras diretoras da Themis:

Carmen Hein de Campos
Denise Dourado Dora
Esther Pillar Grossi
Fabiane Teresinha Lara dos Santos
Luana Pereira da Costa
Márcia Veiga da Silva
Márcia Soares
Maria Guaneci Marques de Ávila
Maria Inês Nunes Barcelos
Maria Salete da Silveira Pinto
Miriam Steffen Vieira
Virgínia Feix

Equipe técnica: 

Andressa Mourão Duarte
Ayenne Silva da Conceição
Ceniriani Vargas da Silva
Fernanda Schutz
Flávia Luciana Magalhães Novais
Janaína Kalsing
Jéssica Miranda Pinheiro
Madylene Costa Barata
Patrícia de Mello
Rafaela Caporal
Renata Teixeira Jardim
Rossana Silva

 


Veja outras notícias

.