Márcia Soares participa da reunião presencial do Consórcio Lei Maria da Penha
Márcia Soares, diretora executiva da Themis, participa da reunião presencial do Consórcio Lei Maria da Penha, em Brasília. O encontro, que se encerra nesta sexta-feira (27), faz uma avaliação da conjuntura política e traz perspectivas de atuação do Consórcio em 2023.
Nesta sexta-feira, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, recebeu em audiência no seu gabinete as integrantes do Consórcio. A titular da pasta tem afirmado que, em 8 de março, quando se comemora o Dia Internacional das Mulheres, haverá o anúncio de políticas integradas com outros ministérios para atender às mulheres.
A Themis é uma das integrantes do Consórcio, grupo que participou da elaboração da lei Maria da Penha e que desde então fiscaliza a sua implementação e denuncia o esvaziamento do que o texto propõe.
De acordo com Márcia, embora a Maria da Penha seja uma das maiores legislações do mundo sobre o tema da violência doméstica, sua aplicação fica aquém na realidade, especialmente durante os últimos quatro anos, quando o governo Bolsonaro esteve no poder. “Um encontro como este é fundamental para discutirmos os desafios, as possibilidades, as sugestões de atividades e recomendações de atuação do Consórcio em 2023”, afirma a advogada feminista.
Também ligadas à Themis, participam do encontro em Brasília a conselheira diretora da organização Carmen Hein De Campos e Rubia Abs, coordenadora Nacional do Comitê Latino-americano e Caribenho dos Direitos das Mulheres (Cladem).