Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Márcia Soares participa da reunião presencial do Consórcio Lei Maria da Penha

Márcia Soares, diretora executiva da Themis, participa da reunião presencial do Consórcio Lei Maria da Penha, em Brasília. O encontro, que se encerra nesta sexta-feira (27), faz uma avaliação da conjuntura política e traz perspectivas de atuação do Consórcio em 2023.

Nesta sexta-feira, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, recebeu em audiência no seu gabinete as integrantes do Consórcio. A titular da pasta tem afirmado que, em 8 de março, quando se comemora o Dia Internacional das Mulheres, haverá o anúncio de políticas integradas com outros ministérios para atender às mulheres.

A Themis é uma das integrantes do Consórcio, grupo que participou da elaboração da lei Maria da Penha e que desde então fiscaliza a sua implementação e denuncia o esvaziamento do que o texto propõe.

De acordo com Márcia, embora a Maria da Penha seja uma das maiores legislações do mundo sobre o tema da violência doméstica, sua aplicação fica aquém na realidade, especialmente durante os últimos quatro anos, quando o governo Bolsonaro esteve no poder. “Um encontro como este é fundamental para discutirmos os desafios, as possibilidades, as sugestões de atividades e recomendações de atuação do Consórcio em 2023”, afirma a advogada feminista.

Também ligadas à Themis, participam do encontro em Brasília a conselheira diretora da organização Carmen Hein De Campos e Rubia Abs, coordenadora Nacional do Comitê Latino-americano e Caribenho dos Direitos das Mulheres (Cladem).

 


Veja outras notícias

.