Mais de 60 moradoras da Ilha do Pavão são atendidas pela Themis
A Themis realizou, na quinta-feira (27/6), uma ação organizada de orientação e auxílio para cadastramento de famílias atingidas pelas enchentes na região das Ilhas, em Porto Alegre. A atividade, que atendeu a mais de sessenta moradoras do local, teve como objetivo entender as suas necessidades e garantir a efetivação dos seus direitos.
Além da Themis, participaram da ação a Defensoria Pública da União (DPU), a Associação Estadual de Promotoras Legais Populares (APLPs) e representantes da Associação Vitória Ilha do Pavão, local onde ocorreu a ação. As moradoras conseguiram acessar o espaço apenas pela calçada, já que as águas do rio Jacuí voltaram a subir na região, uma das mais afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
Também foram distribuídos kits de higiene, material escolar, roupas infantis, brinquedos e água. A dona de casa haitiana Chery Iselaure está fora de casa desde o início das inundações – está abrigada no Centro Vida, na zona norte da Capital. Ela aproveitou a ação da Themis para buscar informações sobre seu cadastro e coletar insumos para a família, que aumentará em dezembro. Grávida de três meses e com uma criança de dois anos no colo, a imigrante conta que a orientação é necessária em um momento crítico como o atual, especialmente pela barreira da língua. “Fui muito bem atendida, pude tirar várias dúvidas e ainda recebi produtos para toda a família”, disse.
De acordo com Sandra Ferreira, presidente da Associação Vitória Ilha do Pavão, ações como a de quinta-feira na região são fundamentais, já que “a ilha do Pavão, mais uma vez, é invisível”, referindo-se à atenção dada pelo poder público. “Para nós é de total importância ter a Themis, as Promotoras Legais Populares (PLPs) e a DPU aqui no nosso espaço. A maioria das pessoas não tem acesso à informática, não consegue fazer este tipo de cadastro, e não recebeu os auxílios ainda”, afirma. “Luto pela esperança de poder permanecer aqui”, complementa. A vice-presidente da associação, Cristina de Almeida Cardozo, mora há 30 anos no local e sentencia: “Foi uma tragédia o que aconteceu aqui. Ninguém aparece para nos ajudar, auxiliar aqueles que não sabem ler ou escrever. Por isso, a ajuda como a de hoje, dada pela Themis, é tão essencial”.
A Ilha do Pavão ainda está muito devastada e repleta de entulho. Sem poder voltar para casa, sem fogão e gás, muitas famílias contam com o apoio da Associação Vitória Ilha do Pavão para realizar as refeições. Na quinta-feira, o cardápio foi sanduíche com margarina, presunto e queijo no café da manhã, carreteiro de linguiça e feijão no almoço e cachorro-quente no lanche da tarde. Uma das pessoas que cozinha para os moradores é Lucila Ferreira, de 74 anos. Sem poder voltar ao restaurante em que atua em Porto Alegre, tem sido uma das responsáveis pela alimentação dos moradores da Ilha: “Me sinto muito bem, gosto de tratar bem as pessoas, fazer as coisas bem feitas”, conta dona Lucila, que cozinhou para cerca de 50 pessoas.
A decisão de fazer a ação na quinta-feira se deu após uma incursão pelas diferentes ilhas, em 14 de junho, quando a Themis conversou com moradoras e moradores, bem como lideranças comunitárias, para compreender quais eram as principais necessidades emergenciais. Uma ação semelhante ocorreu no Centro Vida, na Zona Norte da capital, durante o auge da crise climática. Desde o início das enchentes no Rio Grande do Sul, a Themis tem realizado o Programa de Ajuda Humanitária para atender a sua rede organizada de Promotoras Legais Populares (PLPs), Jovens Multiplicadoras de Cidadania (JMCs) e trabalhadoras domésticas remuneradas, além de mulheres em situação de violência afetadas pela tragédia climática.
Confira o que disseram integrantes da ação:
“Em contato com a Sandra, presidente da Associação Vitória Ilha do Pavão, ela nos solicitou, por conta da relação com os moradores, um auxílio, principalmente de orientação jurídica para as mulheres, e também cadastramento das moradores e dos moradores para os benefícios emergenciais do governo federal e estadual. A Themis, junto a assessoras de projetos e Promotoras Legais Populares, estão auxiliando na verificação dos cadastros. Também está presente a Defensoria Pública da União, que enviou três representantes para auxiliarem na análise de cadastramento e mapeamento dos cadastros. Além disso, também estamos realizando doações, como brinquedos, material escolar, água e kits de higiene, que foram montados por sócias e sócios da Themis”.
Jéssica Pinheiro – Coordenadora da Área de Trabalho Doméstico Remunerado e coordenadora da ação
“Estamos junto à Themis na Ilha do Pavão para dar apoio na orientação sobre os benefícios federais e estaduais aos moradores. Também ensinamos e entregamos materiais informativos para que as pessoas possam acompanhar a situação de casa, embora muitos não tenham acesso à internet. Ainda, disponibilizamos nossos meios de comunicação online para essas pessoas. São moradores que chegam em situação muito vulnerável, por terem perdido suas casas, suas posses, então orientamos da melhor maneira possível, visando a busca por seus direitos da maneira correta e nos locais corretos.”
Dênis Rodrigo de Abreu Santana – Auxiliar administrativo da DPU