Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Justiça Para Jane: Themis convoca reunião nos quatro meses da morte da PLP

Neste 8 de abril em que completamos quatro meses sem a Promotora Legal Popular (PLP) Jane Beatriz da Silva Nunes, a Themis realiza uma reunião com lideranças dos movimentos sociais e organizações de direitos humanos para apresentar um relatório das ações realizadas, além da situação dos inquéritos civil e militar.

Mulher negra, mãe, avó, bisavó, servidora pública municipal, PLP formada pela Themis, ativista reconhecida por sua comunidade e moradora da Grande Cruzeiro, Jane foi morta na porta de sua casa durante ação ilegal da Brigada Militar em 8 de dezembro de 2020.

Em 2019, no Brasil, quase 8 em cada 10 pessoas vítimas de intervenção policial com morte eram negras; no Rio Grande do Sul, apenas no primeiro semestre de 2020, foram 90 mortes decorrentes de intervenção policial, de acordo com o 14º Anuário Brasileiro da Segurança Pública; Fórum Brasileiro de Segurança Pública (2020). É imprescindível e urgente que as circunstâncias da morte de Jane sejam rigorosamente apuradas pelas autoridades competentes.

O nome e a história de vida de Jane não serão esquecidos. Por sua memória, exigimos justiça e reparação.

#JustiçaporJane #JustiçaparaJane


Veja outras notícias

.