Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Jovens da Lomba do Pinheiro terão tarde de atividades sobre violência contra meninas e mulheres

Mulheres e meninas sofrem universalmente com todas as formas de abusos e violências, seja em tempos de guerra ou de paz. Pensando nisso, as Jovens Multiplicadoras de Cidadania (JMCS) e as Promotoras Legais Populares (PLPs), ambos projetos da Themis, e o Centro da Juventude da Lomba do Pinheiro e Centro de Promoção da Criança e do Adolescente – CPCA promovem o evento “Gurizada de atitude! Pelo Fim da Violência contra a Mulher e Prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)”, nesta quinta-feira (1/12), a partir das 14h, Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre.

O encontro, que integra as atividades dias 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, ocorre em 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids. É direcionado ao público jovem e visa a conscientizar sobre a importância do engajamento das juventudes na luta pelo fim da violência contra mulheres e meninas e também na prevenção de ISTs. Contará com roda de conversa sobre violência contra as mulheres, oficina sobre sexualidade e prevenção de ISTs, distribuição de preservativos, apresentações artísticas (Escola de Samba Filhos de Maria e grupo de dança do CJ e Slam) e oficina de grafite. 

A ação será no Centro da Juventude da Lomba do Pinheiro (Estrada João de Oliveira Remião, 4444, parada 10 da Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre)

“Uma sociedade estruturalmente machista e patriarcal como a nossa traz consequências gravíssimas, tanto para meninas quanto para mulheres. Por isso, também é uma pauta da juventude. E é preciso falar também de ISTs. Só em Porto Alegre, cerca de 20% da população são adolescentes e jovens e há um aumento no número de jovens com infecções sexualmente transmissíveis. Neste contexto, a atuação das Jovens Multiplicadoras de Cidadania se torna ainda mais fundamental e estratégica para o enfrentamento desta realidade, especialmente na promoção de informações e no incentivo ao engajamento das juventudes nestas pautas”, pontua a coordenadora pedagógica do curso de JMCs, Ceniriani Vargas da Silva, a Ni. 

O Programa das Jovens Multiplicadoras de Cidadania é apoiado pelo Fundo de População das Nações Unidas e pelo Fundo Canadá.

Fique por dentro

O quê: Gurizada de atitude! Pelo Fim da Violência contra a Mulher e Prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)

Quando: dia 1º de dezembro (quinta-feira), a partir das 14h

Onde: Centro da Juventude da Lomba do Pinheiro (Estrada João de Oliveira Remião, 4444, parada 10 da Lomba do Pinheiro),  em Porto Alegre


Veja outras notícias

.