Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

JMC’s participarão da tradicional Descida da Borges

Nesta sexta-feira (27), as Jovens Multiplicadoras de Cidadania (JMC’s) participarão da tradicional Descida da Borges, que marca o início do Carnaval da Capital. Será a primeira ação de pré-lançamento da campanha “Respeita as gurias na folia – Juntes por um Carnaval sem assédio”, promovida pelo programa da Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos.

Durante o evento, que se inicia às 20h, as jovens ativistas distribuirão materiais informativos sobre prevenção ao assédio sexual e a Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), mote da campanha. Também haverá distribuição de preservativos.

Ainda neste final de semana, as jovens ativistas participarão da saída do Bloco da Laje, grupo independente que traz nas suas músicas importantes mensagens de respeito à diversidade. O evento será no domingo pela manhã, em local a ser anunciado pela organização.

A campanha de Carnaval da Themis tem foco no público jovem e será lançada em 31 de janeiro, às 14h30min, no Centro da Juventude da Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. Além das jovens, participarão do evento a comunidade carnavalesca de blocos e escolas de samba da Capital, influenciadores, sócios da organização e apoiadores do Fundo da Embaixada do Canadá.

Estão previstas ações presenciais em ensaios de escola de samba e blocos de Carnaval, distribuição de leques com informações de prevenção ao assédio, um conjunto de postagens nas redes sociais das JMC’s (@JMCs) e filtros para o Instagram.

O lançamento da campanha ocorre no ano em que a Themis comemora três décadas de atuação. Os 30 anos serão comemorados no próximo 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Desde 2003, a organização já formou seis turmas de JMC’s. O curso qualifica jovens mulheres das periferias para exercer seu protagonismo na defesa de seus direitos, além de ampliar sua capacidade de diálogo com seus pares na luta pelo fim das violências contra à mulher e garantia dos direitos sexuais e reprodutivos, em especial da agenda do Cairo (CIPD, 1994).

O Programa das Jovens Multiplicadoras de Cidadania é apoiado pelo Fundo de População das Nações Unidas e pelo Fundo Canadá.


Veja outras notícias

.