Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

JMCs participam de encontro de mobilização para campanha de Carnaval

No sábado (13), Jovens Multiplicadores de Cidadania (JMCs) formadas pela Themis participaram de um encontro de mobilização para a campanha de Carnaval “Respeita as Gurias na Folia 2024”, que se inicia em 26 de janeiro, durante a tradicional Descida da Borges, que marca o início do Carnaval da Capital. Esta é a segunda edição da ação que tem como objetivo prevenir o assédio e conscientizar sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). 

O encontro ocorreu na Sociedade Beneficente Cultural Floresta Aurora, em Belém Velho. As jovens foram recepcionadas com um café coletivo e, depois, participaram de uma oficina de teatro e vocalidades, promovida pelas oficineiras Beatriz Rodrigues da Rosa e Sílvia Duarte, do Quilombo do Sopapo. Divididas em dois grupos, as participantes realizaram uma simulação de assédio no Carnaval, ora assediando, ora sendo assediadas. A atividade despertou diversos sentimentos, destacados pelas jovens, como medo, ansiedade, nojo, revolta, indignação, frustração e insegurança. 

“A atividade foi importante para as jovens perceberem o quão complexa pode ser uma abordagem. Estamos trabalhando intensamente para instrumentalizá-las, com muita informação sobre assédio e ISTs. Vale lembrar que, durante as ações, elas sempre estarão acompanhadas de Promotoras Legais Populares com graduação em assistência social. O objetivo é dar suporte durante as abordagens”, explica Ana Paula Arosi, Coordenadora Pedagógica do 7° Curso de Formação de Jovens Multiplicadoras de Cidadania da Themis.

Durante o encontro, as jovens também discutiram detalhes da campanha, elegeram coletivamente as cores dos materiais de campanha, definiram uma equipe de comunicação formada pelas JMCs e, por último, almoçaram e aproveitaram a piscina do espaço.  

Com foco no público jovem, durante a campanha as JMCs atuarão em ações presenciais que serão realizadas semanalmente em ensaios de escolas de samba e blocos de Carnaval de Porto Alegre, bem como no desfile oficial das escolas de samba no Porto Seco, no dia 23 de fevereiro. Entre as atividades pré-lançamento da campanha, estão ações nos ensaios das escolas Realeza, dia 20 de janeiro, e da Fidalgos e Aristocratas, dia 23 de janeiro. Também será realizado um conjunto de postagens nas redes sociais das JMC’s (@jmcs.themis no Instagram e TikTok) e filtros para o Instagram. 

A campanha “Respeita as Gurias na Folia 2024” é realizada pela Themis e pelas JMCs, com parceria da União das Escolas de Samba de Porto Alegre (UESPA), e apoiada por Instituto Mattos Filho e Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul (MPT-RS).


Veja outras notícias

.