Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Voltar para galeria de fotos

Formatura da 5º turma de JMC’s: Juntas podemos mais!

 

A ONG Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, tem formado desde 2003 aproximadamente 100 JMC’s formadas, que hoje são feministas, militantes pelos direitos humanos, educadoras, ocupantes dos espaços públicos e privados, com um novo olhar sobre a forma de organização da sociedade civil. Criadoras de redes e narrativas de empoderamento, por meio do conhecimento adquirido no curso, acerca dos direitos de gênero e o acesso à justiça, atuantes em seus bairros, escolas e famílias, ajudando a criar a ponte periferia, centro. Adentraram e adentrarão as universidades e as pintaram de povo e força.

Essas vozes armadas se disseminam e ecoam pela região metropolitana de Porto Alegre, em todos os bairros lá estão elas, construindo alternativas de um novo mundo; mundo este que é vivido coletivamente e justo, onde o conhecimento é democrático e libertador. Na noite da última sexta-feira (17/11/2017) formou-se a quinta turma de JMC’s, dezoito novas multiplicadoras de cidadania, dezoito vozes armadas que entoaram em seu discurso que:

“Diante do golpe, mulheres que falam sobre cidadania é um ato de resistência. O exercício de conhecer os seus direitos e deveres políticos, civis e sociais é a nossa forma de lutar contra toda e qualquer tentativa de redução de avanços culturais já adquiridos. Pois, não reconhecemos planos políticos não legitimados pelo voto popular.

Afinal, eu quero ser tudo que sou capaz de me tornar. Nós já somos JMC’s. Além do mais, quero que sejamos tudo isso juntas!”

Juntas podemos mais!


Veja outras galerias

.