Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Evento sobre justiça, tecnologia e trabalho doméstico marca lançamento da nova versão do app Laudelina

Um diálogo sobre justiça, tecnologia e trabalho doméstico reunirá representantes dos direitos das mulheres no evento que marca também o lançamento da Versão Web do premiado App Laudelina, voltado às trabalhadoras domésticas. Será na próxima quinta-feira (17/11), às 17h, no Auditório Ruy Cirne Lima (Avenida Praia de Belas 1432 – Prédio 3), em Porto Alegre. A realização é da Themis e da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), com apoio de: Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, Ministério Público do Trabalho, Cummins, Igual Valor, Iguais Direitos, Care e Global Fund for Women. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas neste link. Também haverá transmissão ao vivo pelo YouTube, por meio do link bit.ly/aovivolaudelina.

A conversa acerca da relação entre trabalho, tecnologia e direito das trabalhadoras domésticas terá a participação da advogada Denise Dora, diretora executiva da Artigo 19, da procuradora do trabalho Adriane Reis de Araújo, coordenadora da Coordenadoria Nacional de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho e da presidenta da Fenatrad, Luiza Batista. 

Após o diálogo, será lançada a Versão Web do premiado App Laudelina, uma ferramenta que torna possível o acesso às informações sobre os direitos das trabalhadoras domésticas e aproxima essas trabalhadoras dos órgãos de proteção.

“O aplicativo Laudelina constitui um instrumento muito importante para a categoria, porque permite que essa categoria possa ter o conhecimento a respeito de seus direitos, além de criar uma rede de informações com os sindicatos. O Laudelina passa a ser, assim, um instrumento imprescindível para vida profissional das trabalhadoras e trabalhadores domésticas”, afirma o desembargador Alexandre Correa da Cruz,  do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região.

Realizado pela Themis e pela Fenatrad, com desenvolvimento da Be220, a nova versão do app passa a contar com espaço para vídeos, podcasts, redes de contatos e órgãos de proteção para denunciar o trabalho doméstico análogo à escravidão. Outro destaque é a tecnologia PWA, que permite às usuárias o acesso desde o navegador do celular, com agilidade e praticidade e sem a necessidade de fazer downloads ou ter uma conexão de alta velocidade.

De acordo com a diretora da Fenatrad, Luiza Batista, um dos objetivos do aplicativo é manter a categoria atualizada sobre seus direitos e defender as trabalhadoras de quem não a respeita a lei: “É uma ferramenta para acessarmos a qualquer hora, quando tivermos disponibilidade, para nos informarmos sobre os nossos direitos. Muitas trabalhadoras domésticas não sabem o endereço dos sindicatos, que também estão ali.”

A versão inicial do app já foi reconhecida pelo formato inovador: em 2020, venceu o prêmio Equals in Tech Awards, na “Categoria Acesso – Melhorando o acesso, a conectividade e a segurança de mulheres e meninas à tecnologia digital”. A premiação é uma das principais do mundo para projetos de tecnologia que reduzam a desigualdade entre homens e mulheres. Com as novas atualizações, o aplicativo democratiza o acesso de novas trabalhadoras.

“A tecnologia é uma ferramenta importante para fortalecer a luta das trabalhadoras domésticas em prol de seus direitos. O novo sistema permite que as usuárias tenham acesso aos direitos na palma das mãos . Também não é necessário ter uma conexão de alta velocidade, já que o sistema suporta oscilações na rede”, afirma a coordenadora de Trabalho Doméstico Remunerado da Themis, Jéssica Miranda Pinheiro.


SERVIÇO
O que: Diálogo sobre justiça, tecnologia e trabalho doméstico e lançamento da Versão Web do app Laudelina
Quando: Quinta-feira, 17/11h
Horário: 17h
Onde: Auditório Ruy Cirne Lima (Avenida Praia de Belas 1.432, Prédio 3, Porto Alegre)

 


Veja outras notícias

.