Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Encontro no México dá início a parceria entre Themis e Co-Impact em prol das trabalhadoras domésticas remuneradas

A Themis firmou parceria com a organização filantrópica global Co-Impact e participou, entre 28 de janeiro a 1º de fevereiro, de encontro em Cuernavaca, no México, para aprofundar-se sobre a visão de mudança de sistemas  da nova apoiadora, junto às demais parceiras da Co-Impact do Brasil e do México.

A parceria entre as organizações permitirá o desenvolvimento do projeto “Domésticas com Direitos – uma estratégia para o empoderamento econômico e social das trabalhadoras domésticas remuneradas brasileiras”. A iniciativa inaugura uma nova etapa na reconhecida trajetória da Themis no desenvolvimento de estudos, pesquisas, campanhas comunicacionais, formações e publicações no âmbito do trabalho doméstico remunerado, e dá continuidade à aliança de longa data com a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad).

“A parceria com a Co-Impact é fundamental para a Themis e para a mudança sistêmica da situação das trabalhadoras domésticas no Brasil. Essa semana de encontro foi fundamental para aprofundar as estratégias que apresentamos e definir os caminhos e prioridades que daremos para a fase de desenho do projeto”, explica a coordenadora da área de Trabalho Doméstico Remunerado da Themis, Jéssica Miranda Pinheiro.


A Co-Impact prevê apoio à Themis durante um período  de oito a 12 meses para o desenho da visão de longo prazo da iniciativa, aprofundando a estratégia de mudança de sistema e a teoria de mudança da organização. Nos próximos meses, a equipe envolvida no projeto se debruçará sobre uma análise do atual funcionamento do sistema a fim de entender falhas e vácuos e apontar as mudanças necessárias para que as trabalhadoras domésticas tenham seus direitos efetivados.

“Estamos felizes que a equipe da Themis esteve neste encontro de parceiras e que o conteúdo que discutimos e as sessões foram úteis. Temos muita confiança na parceria com a Themis, uma organização histórica na luta pelos direitos das mulheres e orgulhosas de saber que iremos aprender com elas no decorrer deste processo de desenho estratégico”. Leticia Born, Gerente de Programas América Latina, da Co-Impact.

O objetivo é superar as barreiras de acesso às oportunidades econômicas, efetivar e ampliar direitos e garantir acesso ao sistema de proteção social e ao sistema de justiça. Algumas das estratégias adotadas incluirão efetivação de direitos, sensibilização e conscientização social e empoderamento da categoria. O projeto também pretende enfrentar a persistente desvalorização do trabalho doméstico, investir na educação em direitos, no fortalecimento sindical e na mudança de percepção social sobre o trabalho doméstico. A iniciativa visa a beneficiar prioritariamente as trabalhadoras diaristas, estimadas em 2,3 milhões de mulheres no Brasil (aproximadamente 44% do total da categoria de trabalhadoras domésticas).

“Esperamos impulsionar uma mudança estrutural para a vida das trabalhadoras domésticas remuneradas, colocando-as no centro das políticas públicas federais, promovendo a formalização do trabalho, ampliando o acesso ao sistema de proteção social e fortalecendo as capacidades humanas e financeiras dos principais sindicatos e associações”, explica a diretora-executiva da Themis, Márcia Soares.

“Domésticas com Direitos” propõe tratar o tema a partir de uma abordagem integrada entre gênero, raça e classe, com base em uma compreensão profunda do problema e em colaboração com organizações de base e governamentais.

Acompanhe o site e as redes da Themis para receber as atualizações sobre o programa.

 


Veja outras notícias

.