Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, Themis oferece orientação jurídica gratuita no Trensurb
Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, a Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos promove, no dia 10 de março, uma ação especial para informar mulheres sobre seus direitos, oferecendo uma série de serviços gratuitos. É a 9ª edição da Estação Themis – Pela garantia dos direitos das mulheres, iniciativa que ocorrerá na Estação Mercado do Trensurb (Av. Júlio de Castilhos, nº 4 – Centro, Porto Alegre), das 7h às 12h. Além da presença de advogadas da organização, outros parceiros estarão participando da atividade, como a Patrulha Maria da Penha da região Leste, a Defensoria Pública do Estado (DPE), que realizará os agendamentos necessários, o Ministério Público do Trabalho (MPT-RS), a Associação Gaúcha dos Advogados Trabalhistas (Agetra) e o Serviço de Assessoria Jurídica Universitária (Saju). A ação é realizada em parceria com a Trensurb.
Esta será a primeira edição da tradicional Estação Themis desde as enchentes de maio de 2024, um período em que muitas mulheres ficaram sem acesso a orientações jurídicas essenciais. Diante desse contexto, a ação ganha ainda mais relevância ao atender mulheres que seguem enfrentando dificuldades para acessar seus direitos, ainda mais fragilizadas pela emergência climática.
Além das usuárias do trem que buscarem orientação jurídica, está confirmado o atendimento a mulheres em situação de violência atendidas pela Patrulha Maria da Penha na região Leste de Porto Alegre, bem como mulheres migrantes acolhidas pela UniRitter e trabalhadoras domésticas da rede da Themis. A presença dessas pessoas reforça o caráter plural da ação, que busca fortalecer redes de acolhimento e garantir acesso à informação jurídica essencial para grupos historicamente vulnerabilizados.
Mantendo o compromisso com a ampliação do acesso à Justiça, a edição de 2025 contará com quatro núcleos de atendimento dentro da Estação Mercado, onde profissionais especializados oferecerão orientação gratuita às usuárias que transitam pelo local. São eles:
- Família e Violências – Defensoria Pública do Estado, Themis e advogadas parceiras;
- Direito Trabalhista – Agetra;
- Direito Previdenciário – Advogadas parceiras;
- Direito Cível – Advogadas parceiras.
A ação busca ocupar espaços públicos estratégicos, como o transporte urbano, para fortalecer a rede de acolhimento às mulheres da Capital e da Região Metropolitana.
A escolha da Estação Mercado como local para a ação se mantém estratégica, pois recebe diariamente a circulação de milhares de pessoas da Capital e da Região Metropolitana. “Para a Themis, é fundamental ir até as mulheres e promover um maior acesso aos direitos e à Justiça, especialmente em um momento em que tantas foram impactadas pela emergência climática. Muitas ainda enfrentam dificuldades para garantir seus direitos e reconstruir suas vidas, e essa ação busca oferecer o suporte necessário para que possam seguir em frente com mais segurança e dignidade”, destaca Márcia Soares, advogada e diretora executiva da Themis.
A realização da Estação Themis em 2025 reforça o compromisso da organização, que há atua há 32 anos na promoção de uma rede de apoio e enfrentamento à violência contra as mulheres.
Fique por dentro:
- Evento: Estação Themis 2025 – Pela garantia dos direitos das mulheres, com atendimento jurídico gratuito
- Data: 10 de março, segunda-feira
- Horário: das 7h às 12h
- Local: Estação Mercado do Trensurb, Centro Histórico, Porto Alegre (Av. Júlio de Castilhos, nº 4 – Centro, Porto Alegre)