Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Diretora da Themis é convidada de seminário de combate ao trabalho doméstico análogo à escravidão

Foto: Reprodução/YouTube

A diretora-executiva da Themis, Márcia Soares, participou do seminário “O Brasil na luta contra o trabalho escravo doméstico: Despertar para enfrentar!”, promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania na última quinta-feira (27/4), data em que se celebrou o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica.

O evento, em Brasília, marcou o lançamento da campanha Disque 100 no Combate ao Trabalho Escravo Doméstico.

“É sobre a perspectiva de justiça interseccional que trabalhamos o tema do trabalho doméstico remunerado no Brasil. Na nossa conecepção, essa ocupação é a perfeita intersecção entre os três principais marcadores de discriminação, que são gênero, raça e classe”, afirmou Márcia.

Além da diretora da Themis e do ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, participaram da mesa os ministros Alberto Bastos Balazeiro, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), e Wellington Dias, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, assim como a secretária executiva do Ministério da Mulher Helena Guarezi, e a secretária nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos e coordenadora da Conatrae, Isadora Brandão. Estiveram presentes, ainda, Lúcia Helena Souza, da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), Brígida Borges, da Pastoral da Terra, e a deputada estadual Ediane Maria, de São Paulo.

O combate ao trabalho doméstico análogo à escravidão é um dos eixos de atuação da Themis. Na nova versão do aplicativo Laudelina, lançado pela organização e pela Fenatrad, há um botão para que as trabalhadoras domésticas possam denunciar de forma simples abusos, racismo e situação de trabalho análogo à escravidão.  Todas as denúncias passam por uma triagem da Themis e da Fenatrad. Denúncias de trabalho análogo à escravidão e racismo são encaminhadas ao MPT, que é parceiro da ferramenta. Clique aqui para assistir o seminário completo.


Veja outras notícias

.