https://themis.org.br

Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Denise Dora participa de cúpula climática internacional em São Paulo no Dia Mundial do Meio Ambiente

A conselheira diretora da Themis, Denise Dora, integrou o time de lideranças da sociedade civil e cientistas de diversas áreas que promoveram debates sobre mudanças climáticas e direitos humanos em renomadas universidades por todo o mundo.

No Brasil, o Global Climate Summit – Right Here, Right Now ocorreu na Universidade de São Paulo (USP), no Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6) e teve como tema o conceito de justiça climática: a busca de soluções para a proteção das populações mais vulneráveis aos impactos climáticos e a garantia de sua participação plena e efetiva na construção de soluções.

Denise participou da Sessão 1 – Mitigação e Transição Justa, compondo o painel “Financiamento Climático – Rumo a uma transição energética justa e sustentável”. A mediação ficou por conta do embaixador Rubens Barbosa (Irici), e o debate contou ainda com a presença de Dan Ioschpe, Rafael Benke e Julia Neivas. 

Durante sua participação, Denise Dora destacou a importância de incorporar os direitos humanos nas estratégias de financiamento climático e alertou para a necessidade de garantir que a transição energética ocorra de maneira inclusiva, justa e sustentável. Ela reforçou ainda o papel essencial das lideranças sociais na construção de soluções que promovam tanto a equidade social quanto a justiça ambiental.

Reconhecida por sua atuação em defesa dos direitos humanos, Denise Dora foi recentemente nomeada Enviada Especial da COP30, a conferência climática das Nações Unidas que ocorrerá neste ano em Belém. Ela atuará como representante da agenda de Direitos Humanos e Transição Justa, reafirmando o compromisso de colocar a justiça social no centro da luta contra a crise climática.

O evento na USP reuniu especialistas, autoridades e representantes da sociedade civil, e teve como objetivo fomentar o diálogo internacional sobre os desafios e caminhos possíveis para um futuro mais sustentável.

Advogada de direitos humanos e ativista feminista, Denise Dora é mestre em Direito Internacional dos Direitos Humanos pela Universidade de Essex e em História, Política e Bens Culturais pela FGV. Atualmente, é doutoranda em Políticas Públicas na UFRGS. Cofundadora e primeira Diretora Executiva da THEMIS (1993–1999), atuou por mais de uma década na Fundação Ford (2000–2011), foi professora de direito por mais de 15 anos e Diretora Regional do Artigo 19 Brasil e América do Sul. Integra ainda o Conselho Internacional do NAMATI, além de atuar com a Anistia Internacional e o Instituto Ibirapitanga no Brasil.


Veja outras notícias

')