Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Curso de empoderamento legal e qualificação profissional forma última turma de 2021

Na próxima sexta-feira, 10 de dezembro, a Themis e a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) realizam a formatura das trabalhadoras que realizaram o curso de Empoderamento legal e Qualificação profissional, iniciado em setembro. O evento será realizado online, pelo Zoom, com formandas de todo o país.

Ao longo dos últimos meses, faxineiras, cozinheiras, diaristas, cuidadoras e babás de todo o Brasil foram capacitadas sobre seus direitos e suas competências profissionais.

A formação, gratuita e realizada totalmente pelo WhatsApp, contou com duas etapas. A primeira delas, chamada de empoderamento legal, teve quatro módulos, com carga horária de 40 horas. A certificação desse módulo é oferecida pela UniRitter. Já a segunda fase, denominada qualificação profissional, teve seis módulos, que totalizam carga horária de 60 horas, com certificação do Senac/RS.

O apoio é da Care, da Veja, do Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro e da AFD, em parceria com UniRitter e Senac/RS.

Entenda o projeto

O curso faz parte do projeto Mulheres, Dignidade e Trabalho, que contempla iniciativas de capacitação técnica e em direitos humanos para as trabalhadoras domésticas. Trata-se de uma parceria da Themis com organizações de trabalhadoras domésticas do Equador, Brasil e Colômbia, com apoio da Associação Francesa de Desenvolvimento (AFD) e da CARE International. Os cursos ofertados às trabalhadoras domésticas são um dos braços do projeto, denominado Escola de Formação de Habilidades para a Vida e o Cuidado, que contempla uma etapa de formação em direitos humanos e trabalhistas e uma etapa de profissionalização.

O processo de formação centrado nos direitos humanos e trabalhistas aborda os principais marcos normativos da área, as formas de organização social para a defesa de direitos e temas como racismo, feminismo e violência no mundo do trabalho. Já na etapa de qualificação profissional são considerados temas como cozinha saudável, cuidado especializado de crianças e pessoas idosas e outras áreas técnicas.

O processo formativo conta com o aval acadêmico e certificação de instituições renomadas, como a UniRitter e o Senac/RS, a fim de agregar valor ao serviço prestado pelas trabalhadoras.


Veja outras notícias

.