Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Conheça as ações promovidas pela Themis durante a pandemia

O isolamento social imposto pela pandemia do coronavírus trouxe sérias consequências para a vida das mulheres:
violência, falta de trabalho, perda de autonomia e instabilidade emocional. A violência doméstica também parece ser pandêmica. Só no Brasil, o número de feminicídios cresceu 22,2 % em março e abril – durante a pandemia da Covid-19, em 12 Estados brasileiros, em relação ao mesmo período de 2019. O impacto também se deu no campo do trabalho, especialmente para as trabalhadoras domésticas. O IBGE (2018) registra 5,7 milhões de trabalhadoras domésticas exercendo suas atividades com um alto graus de informalidade.

A situação atual tende a precarizar ainda mais suas condições de trabalho, já que as medidas de isolamento dificultam a comunicação e impõe às sindicalistas maior dificuldade para manter a categoria organizada e enfrentar as crescentes violações de direitos.

A Themis, afirmando seu compromisso com a defesa dos direitos humanos das mulheres, vem adotando uma série de ações emergenciais para apoiar as Promotoras Legais Populares (PLPs), as trabalhadoras domésticas remuneradas e as mulheres em situação de violência.

Alguns números de ações na pandemia
313 trabalhadoras domésticas assistidas
265 cestas básicas entregues
50 mulheres em situação de violência assistidas
48 kits de higiene entregues
25 promotoras legais populares assistidas

Confira aqui o relatório completo com as ações da Themis durante a pandemia da Covid-19.


Veja outras notícias

.