Confira como foi a inauguração do SIM Norte
Em dezembro, Porto Alegre ganhou mais um espaço de acolhimento e fortalecimento para mulheres: o Serviço de Informação à Mulher (SIM) Norte, inaugurado na Associação Comunitária Parque dos Maias (Acopam). Este é o quinto SIM na cidade, juntando-se às unidades da Lomba do Pinheiro, Restinga, Cruzeiro e Eixo Baltazar, que, juntas, formam uma rede de proteção e promoção de direitos. A abertura oficial do espaço ao público ocorrerá em 2025.
“Para nós, é um privilégio e um orgulho ter essa parceria junto à Acopam, bem como a formação pela Themis, o que nos permite acolher mulheres vítimas e não vítimas de violência. Também podemos ir às escolas, falar da educação, da importância do respeito à mãe, às avós, às mulheres, sempre orientando os estudantes. E, ainda, abrir as portas do SIM para a escuta, o acolhimento, a amorosidade e a empatia, que é um dos principais sentimentos que temos de ter ao próximo”, pontua Gislaine Moraes, PLP e coordenadora do SIM Norte.
O local de acolhimento surge como um ponto de apoio essencial para as mulheres da região, contando com a atuação voluntária das Promotoras Legais Populares (PLPs) formadas pela Themis. Essas mulheres desempenham o papel de agentes comunitárias de justiça, promovendo o acesso democrático à informação e orientações jurídicas.
“A Themis está realizando mais um passo. Nós temos aqui na Zona Norte uma sala de acolhimento às mulheres vítimas de violência. Isso se dará pelas Promotoras Legais Populares, lideranças formadas pela Themis, que vêm empoderando as mulheres e abrindo portas para que elas possam acessar o serviço de enfrentamento à violência doméstica”, afirmou a PLP Fátima Costa.
Durante a inauguração, o Tenente Coronel Thales Américo Osório, Comandante do 20º Batalhão de Polícia Militar da Brigada Militar, destacou a relevância do novo espaço para a comunidade da Zona Norte: “Para nós, é um orgulho e um privilégio ter essa parceria junto com a Acopam e a formação pela Themis. Estamos acolhendo as mulheres vítimas e não vítimas, indo às escolas falar sobre educação e respeito às mães, avós e mulheres, além de abrir as portas do SIM para escuta, acolhimento, amorosidade e empatia, que são sentimentos essenciais”.
Osório ressaltou também a importância de integrar esforços, mencionando a atuação da Patrulha Maria da Penha na região: “Aqui, na região Norte, contamos com o suporte da Patrulha Maria da Penha. A inauguração do SIM é mais um desafio e uma oportunidade para favorecer a comunidade, especialmente as mulheres dos bairros Parque dos Maias, Santo Agostinho, Nova Gleba e arredores”.
A presença de mais um SIM em Porto Alegre reforça o compromisso com a proteção e os direitos das mulheres, oferecendo um espaço de apoio e diálogo em um momento em que essas iniciativas são cada vez mais urgentes.