Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Campanha “Respeita as gurias na folia”, de prevenção ao assédio e às ISTs, é lançada na Capital

A Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos lançou na tarde desta terça-feira (31) a campanha “Respeita as gurias na folia – Juntes por um Carnaval sem assédio”, para prevenir o assédio sexual no Carnaval e conscientizar sobre a importância do uso de preservativos para evitar Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Crédito fotos: Janaína Kalsing, divulgação

O evento ocorreu no Centro da Juventude da Lomba do Pinheiro com a presença da comunidade carnavalesca, apoiadores e financiadores, além das Jovens Multiplicadoras de Cidadania (JMCs) da organização, protagonistas da criação da campanha. A abertura foi da escola União da Tinga.

Com foco no público jovem, a iniciativa prevê ações presenciais em ensaios de escola de samba e blocos de Carnaval, distribuição de leques com informações de prevenção ao assédio, postagens e filtros nas redes sociais das JMCs no Instagram e no Tik Tok (@jmcs.themis).

“As Jovens Multiplicadoras de Cidadania passaram por um intenso processo de formação. Nesta campanha, estão usando seu tempo, seu coração e sua energia para dividir com outras meninas o que aprenderam. Quando a gente diz “Respeita as gurias”, pedimos respeito ao Carnaval, uma festa representativa da cultura  brasileira”, afirma Márcia Soares, diretora executiva da Themis.

O próximo Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, marca também os 30 anos de atuação da Themis, que já formou seis turmas de JMCs e 18 turmas de Promotoras Legais Populares (PLPs). O Programa das Jovens Multiplicadoras de Cidadania é apoiado pelo Fundo de População das Nações Unidas e pelo Fundo Canadá.

Veja mais fotos do evento de lançamento

 


Veja outras notícias

.