Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Aplicativo Laudelina é destaque em painel da Semana da Inovação 2024

A Semana da Inovação 2024 – Novas Formas de Cuidar, reuniu em Brasília iniciativas de profissionais de todo país, entre 29 e 31 de outubro, para alavancar a inovação no serviço público brasileiro. A Themis participou da iniciativa para destacar o papel das tecnologias e políticas públicas no fortalecimento dos direitos das trabalhadoras domésticas no Brasil.

Representada pela coordenadora da área de Trabalho Doméstico Remunerado, Jéssica Miranda Pinheiro, a organização contribuiu em um painel intitulado “Holofote”, ao lado da pesquisadora Tita Moreira e da trabalhadora doméstica Fernanda Souza, que também é liderança no Movimento de Trabalhadores Sem Teto (MTST).

Jéssica apresentou a plataforma Laudelina, desenvolvida em parceria com a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), como uma ferramenta para empoderar trabalhadoras domésticas, permitindo que acessem informações sobre seus direitos, calculem salários e tenham contato direto com sindicatos e federações da categoria. Ela destacou como a tecnologia, ao ser bem aplicada, pode apoiar a luta por condições mais justas e dignas para as trabalhadoras.

“Abordamos a importância das trabalhadoras domésticas para a política nacional de cuidados e sobre a importância de usar essas tecnologias como uma ferramenta para fazer formas de contratação mais justas”, afirma Jéssica.

Ao longo do evento, o tema “Novas formas de cuidar” foi abordado em profundidade, enfatizando a necessidade de incluir o cuidado como um quarto pilar da proteção social, ao lado da saúde, da assistência social e da previdência. “Essa perspectiva propõe que o cuidado não seja visto apenas como uma responsabilidade individual ou familiar, mas que empresas e governos compartilhem essa responsabilidade, criando um ambiente mais justo e inclusivo”, explica a coordenadora da área de Trabalho Doméstico Remunerado.


Veja outras notícias

.