Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

Akanni e Themis promovem aula aberta sobre trabalho doméstico remunerado com Creuza Oliveira  

No marco dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, a Akanni e a Themis promovem a aula “As Faces da Violência no Trabalho Doméstico Remunerado”, com Creuza Oliveira, presidente de honra da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) e doutora Honoris Causa pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). A atividade ocorrerá em 7 de dezembro, às 19h, no auditório da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A entrada é gratuita.

Primeira liderança sindical das trabalhadoras domésticas a receber a titulação no Brasil, Creuza dedicou sua vida à conquista da dignidade pelas trabalhadoras domésticas, categoria que enfrenta desvalorização e não reconhecimento de seus direitos trabalhistas, além de ainda sofrer com o registro de casos de trabalho análogo à escravidão no Brasil.

De acordo com a professora Elisabete Pinto, do Instituto de Psicologia da UFBA, Creuza é uma intelectual orgânica que conseguiu organizar as mulheres negras de todo Brasil em torno da questão laboral: “poucos doutores conseguem que o conhecimento produzido por eles na academia tenha um impacto social e possa transformar vidas. Ela logrou conquistar os direitos humanos das trabalhadoras domésticas no Brasil”.

Desde a sua criação, em 2005, o Instituto Akanni trabalha com o recorte racial, atuando junto a comunidades quilombolas, na área da violência e em questões de segurança pública que afetam a população negra, principalmente os jovens. A partir de 2008, passou a trabalhar com a população de imigrantes e refugiados, principalmente africanos e caribenhos, que, além das dificuldades culturais e da língua, ainda têm de enfrentar o racismo.

Organização feminista e antirracista que atua há 30 anos para ampliar o acesso das mulheres à justiça e aos direitos humanos, a Themis desenvolve, ao lado da Fenatrad, o projeto “Mulheres, Dignidade e Trabalho”, impulsionado pela Care Internacional. Uma das ações é a realização de estudos sobre a valorização do trabalho, desigualdade, implementação da Convenção 189 e Convenção 190 da OIT sobre Eliminação da Violência e Assédio no Mundo do Trabalho e as suas recomendações e formação sindical, contribuindo assim para a melhoria das condições de trabalho e de vida das trabalhadoras domésticas brasileiras.

Programe-se
O que:As Faces da Violência no Trabalho Doméstico Remunerado”, aula aberta com Creuza Oliveira, doutora honoris causa pela UFBA
Quando: 7/12 (quinta-feira), às 19h
Onde: Auditório da Faced da UFRGS (Av. Paulo Gama, S/N, Porto Alegre)


Veja outras notícias

.