Festival É Pela Vida das Mulheres
Para fortalecer a luta a favor do aborto legal e seguro, a Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos junta-se ao festival nacional “É Pela Vida das Mulheres”, que ocorre no próximo sábado, 28, quando é lembrado o Dia de Luta pela Descriminalização e Legalização do Aborto na América Latina e no Caribe.
A programação acontece a partir das 11h, no Parque Farroupilha (Redenção), em Porto Alegre. A Themis estará presente na roda de conversa “Direitos Reprodutivos e a Rede de Atendimento em Aborto Legal Porto Alegre”, junto com o Fórum do Aborto Legal.
No Brasil, o direito de interromper a gestação é garantido pela lei em apenas três casos: quando a gravidez representa risco de vida para a gestante, quando a gravidez é o resultado de um estupro ou quando o feto for anencefálico.
Entretanto, a legislação proibitiva não está sendo efetiva em reduzir o número de abortos. As mulheres recorrem a formas inseguras e clandestinas, e em muitos casos acabam morrendo ou tendo complicações. O que leva o aborto a 4ª maior causa de morte de mulheres em gestação no Brasil. As mais pobres e as mulheres negras têm até 3 vezes mais risco de morrer em complicações oriundas de abortos.
Acompanhe o evento também pelo Facebook: https://www.facebook.com/events/2358803397780940/