Fenatrad e Themis dão início a curso de alfabetização digital para trabalhadoras domésticas em seis cidades brasileiras
Iniciativa que une inclusão digital e formação em direitos para fortalecer a autonomia e a cidadania de mulheres que atuam no trabalho doméstico remunerado, o Curso de Alfabetização Digital e Empoderamento Legal para Trabalhadoras Domésticas é realizado pela Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) e pela Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos ), em parceria com o Ecossistema Ânima de Educação (UniRitter), Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de Chapecó (SC), Pelotas (RS) e Aracaju (SE), com o apoio da Cummins, Ministério Público do Trabalho (MPT) e da CARE. As aulas inaugurais começaram em setembro de 2025 e estão sendo realizadas até outubro nas cidades de Aracaju (SE), Piracicaba (SP), Canoas (RS), Porto Alegre (RS), Pelotas (RS) e Chapecó (SC).
Durante a formação, as alunas são introduzidas ao uso de ferramentas tecnológicas básicas de comunicação, desenvolvem competências digitais a partir de mecanismos lúdicos e trabalham habilidades como comunicação, desenvolvimento pessoal, trabalho em equipe e resolução de problemas. No total, a malha curricular do curso inclui 24 horas/aula. As participantes também têm a oportunidade de vivenciar formações práticas, utilizando aplicativos e recursos digitais do cotidiano, sempre aliando o aprendizado tecnológico ao empoderamento legal. A proposta vai além de um curso técnico: é uma jornada de fortalecimento de direitos e cidadania, que busca quebrar barreiras sociais de classe, gênero e raça, como também promover inclusão digital e ampliar oportunidades para as trabalhadoras domésticas.
Nesta edição, pretende-se capacitar cerca de 200 trabalhadoras domésticas, “O curso representa um passo fundamental para que as trabalhadoras da categoria fortaleçam sua autonomia,aumentem seu poder de barganha e consigam exercer plenamente seus direitos, unindo inclusão digital e empoderamento legal”, afirma Alejandra Gavillanes, coordenadora da Área de Trabalho Doméstico Remunerado da Themis.