Jovens Multiplicadoras de Cidadania participam do seminário “ECA 35 Anos: Proteção em Movimento” no Ministério Público do RS
As Jovens Multiplicadoras de Cidadania Nátali Alves e Herculana Oliveira participaram, na última terça-feira (15), do seminário “ECA 35 Anos: Proteção em Movimento”, realizado no auditório do Ministério Público do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. O evento, promovido pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), por meio do Departamento de Políticas para a Criança, Adolescente e Juventude, marcou os 35 anos da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A JMC Herculana, que integra o Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, participou de uma mesa sobre o sistema de educação brasileira e as redes sociais, explicando o protagonismo das crianças e adolescentes em suas atividades, seja na escola, centros de convivência e etc.
“Foi muito significativo representar a Themis e as JMCs na frente de várias autoridades, uma coisa que nunca imaginei. Particularmente fiquei nervosa, mas foi uma experiência muito importante para o meu crescimento enquanto adolescente”, explicou.
Durante o encontro, foi lançada a Escola dos Conselhos do Rio Grande do Sul, uma iniciativa voltada à formação continuada de conselheiras e conselheiros tutelares e ao fortalecimento da rede de proteção da infância e adolescência no estado.
Para Nátali, a participação no seminário foi uma oportunidade de conhecer de perto iniciativas importantes voltadas à juventude. Ela pôde acompanhar projetos e programas para os jovens, como o Programa de Oportunidades e Direitos (POD), voltado a jovens de periferia, do qual já participou, e o Programa De Mãos Dadas, ligado ao Ministério Público.
A presença das Jovens Multiplicadoras de Cidadania no seminário reforça a importância de incluir adolescentes e jovens no debate e na construção das políticas públicas que impactam diretamente suas vidas, celebrando os avanços e apontando os desafios que ainda permanecem após 35 anos da existência do ECA.