9ª Edição da Estação Themis leva orientação jurídica a mulheres na Estação Mercado do Trensurb
A 9ª edição da Estação Themis mobilizou dezenas de mulheres na manhã do dia 10 de março na Estação Mercado do Trensurb, em Porto Alegre. Promovida pela Themis, a ação permitiu a dezenas de mulheres acessarem orientações jurídicas gratuitas, uma oportunidade importante especialmente em um contexto desafiador, no qual muitas delas ainda têm acesso aos seus direitos dificultado após as enchentes de maio de 2024.
Além das usuárias do trem, atendemos mulheres em situação de violência, migrantes e trabalhadoras domésticas. Essa ação foi possível graças ao engajamento das organizações e escritórios de advocacia parceiros.
“Vivemos um contexto desafiador, no qual muitas mulheres atingidas pela emergência climática ainda estão com dificuldade de acessar os seus direitos básicos”, destacou Márcia Soares, diretora da Themis.
A estrutura do evento contou com quatro núcleos de atendimento distribuídos na Estação Mercado, onde profissionais especializados esclareceram dúvidas sobre direitos trabalhistas, violência de gênero, questões migratórias e outros temas essenciais para o empoderamento jurídico das mulheres.
Confira os depoimentos:
Rafaela Caporal, coordenadora da área de Enfrentamento às Violências da Themis
“Mais uma vez a Estação Themis está levando atendimento e orientação jurídica gratuita para as mulheres. A gente tem hoje a orientação nas áreas de violência doméstica e familiar, direito do trabalho das trabalhadoras domésticas, direito previdenciário, direito cível, direito de família e também direito do trabalho de uma forma geral.
Rodrigo de Medeiros Silva é eleito Ouvidor-Geral da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul
“‘Olha o Trem!'” O chamado das PLPs na estação Trensurb já é uma marca do mês do Dia Internacional da Mulher. Para a Ouvidoria da DPE-RS é muito importante estar nesta atividade organizada pela Themis, em contato direto não só com a população difusa que ali circula, mas com as militantes que fazem a ação. A Ouvidoria tem o dever de a interlocução com a sociedade e a Defensoria Pública. É em momentos como este que se dialoga com mais intensidade sobre os problemas, questões e desafios cotidianos.”
Paula Granetto, defensora pública, dirigente do Núcleo de Defesa da Mulher
“Aproveitando que tem muitos homens também aqui na estação, estamos fazendo também a divulgação desse nosso projeto, uma ação educativa junto com o HE For SHE, que é eles por elas, para que os homens tenham consciência de que também fazem parte dessa luta pelo fim da violência contra as mulheres.
Ana Maria Brito de Campos, professora de Educação Infantil
“Vim hoje aqui para ter atendimento com a Defensoria Pública. Eles me acolheram super bem e agora vou conseguir dar continuidade a questões importantes. Essa ação é muito importante porque às vezes não temos conhecimento dos nossos direitos.”
Betina Gay Cunha Figueira, coordenadora geral do Saju
“Atendemos muitas mulheres e mesmo as que não enfrentam especificamente violência de gênero têm questões que são atravessadas por micro agressões envoltas na existência de ser mulher nesse mundo.”
Madgéli Frantz Machado, juíza do 1º Juizado de Violência Doméstica de Porto Alegre
“A parceria do projeto Borboleta com a Themis é fundamental no empoderamento das mulheres, que infelizmente acabam sendo vítimas de violência ou de qualquer outro tipo de discriminação. Com essa parceria é possível trabalhar o resgate da autoestima das mulheres, as questões relativas à empregabilidade, a capacitação para o trabalho e a geração de renda. Além disso, a Themis exerce um papel fundamental nas comunidades, que são as Promotoras Legais Populares que estão lá junto daquelas mulheres que precisam desse apoio para chegar a uma delegacia de polícia e fazer a denúncia.”