Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

8M e 29 da Themis: vamos celebrar com luta e afeto

Neste 8 de março, a Themis completa 29 anos. Há muitas conquistas a serem celebradas nesta importante trajetória, assim como imensos desafios pela frente, visando a garantia e ampliação dos direitos das mulheres no Brasil. Aliado aos impactos de dois anos de crise sanitária causada pelo coronavírus, o que deixou e deixa as mulheres ainda mais vulneráveis, também passamos por um período de desmonte das políticas públicas.

Fato é que a ausência de investimento estatal para construção de estratégias de atenção às necessidades da população, e em especial das mulheres, tem exigido esforço, criatividade e determinação das organizações feministas, que têm sido desafiadas a encontrar novas alternativas de atendimento e acolhimento das mulheres.

Há, ainda, a ameaça constante ao ambiente democrático e a preponderância do discurso de ódio, racista e misógino do atual governo exigem de nós, feministas e ativistas de direitos humanos, coragem para resistir às políticas de retrocesso e seguir lutando por direitos, pela igualdade e pela liberdade.

E é assim que a Themis vem se posicionando nestes 29 anos de história. Buscando fortalecer nossa capacidade organizativa e ampliar nossos limites de atuação. Criando conexões. Desenvolvendo novas formas de cuidado ativista. Transformando o temor num potente sentimento de esperança, que se renova a cada gesto de generosidade. Criando pontes entre as mulheres, que andam coletivamente construindo movimentos de resistência e de defesa da justiça. Sempre com afeto.

Hoje e nos próximos anos, seguiremos juntas, lutando pela vida de todas as mulheres, disseminando conhecimentos e reafirmando a ideia de um feminismo antirracista.


Veja outras notícias

.