10 anos da Lei Maria da Penha foi tema da Estação Themis do mês de agosto
No dia 30/08, milhares de pessoas que passaram pela estação Mercado da Trensurb, puderam ter acesso a diferentes informações sobre violência contra a mulher e a Lei Maria da Penha, através do projeto “Estação Themis”.
A ação, realizada pela Themis- Gênero, Justiça e Direitos Humanos em parceria com a Trensurb – Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre, consiste na instalação de uma bancada móvel de atendimento, que tem por objetivo ocupar os espaços públicos, como o transporte urbano, para ampliar as estruturas de acolhimento às meninas e mulheres da capital e da região metropolitana.
De acordo com Michele Savicki, coordenadora de projetos da Themis, embora o aniversário de 10 anos da Lei Maria da Penha tenha sido no dia 7 de agosto, é preciso resgatar a importância da lei e a gravidade da violência contra a mulher em todos os dias do ano. “Em 2015, o Ligue 180 recebeu em média 179 relatos de violência contra a mulher por dia, e mais da metade dos assassinatos de mulheres são cometidos em situações de violência doméstica, portanto, para que possamos mudar essa realidade, é necessário realizar ações cotidianas que promovam a mudança cultural necessária para diminuir os constrangedores índices de violência contra a mulher”, afirma Michele.
A estação Mercado do Trensurb foi escolhida, pois permite amplo acesso ao público alvo, já que recebe diariamente a circulação de em média 60 mil pessoas. No entanto, a ação não ficou restrita apenas ao hall da plataforma, no interior do trem também foram veiculados pequenos vídeos com informações sobre os tipos de violência contra a mulher e os telefones para denúncia.
Também se somaram à atividade, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, o Centro de Referência em Direitos Humanos, o Centro Estadual de Referência da Mulher Vânia Araújo Machado, o Centro de Referência Nupsex e a Delegacia da Mulher.
Acesse aqui a cobertura fotográfica completa.