Há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres

JMCs participam de conferência da juventude brasileira sobre mudanças climáticas

Jovens Multiplicadoras de Cidadania (JMCs) formadas pela Themis participaram, nos dias 17 e 18 de agosto, da Conferência Local da Juventude Brasileira sobre Mudanças Climáticas (LCOY). Com o tema “Mitigação, Adaptação e Perdas e Danos”, o evento teve como objetivo principal engajar a juventude na discussão e ação sobre as mudanças climáticas.

Durante o encontro, foram discutidos tópicos como transição energética e neoextrativismo na América Latina e financiamento climático para Estados em calamidade pública. Além disso, ao final das atividades foi elaborada uma carta compromisso que será endereçada à Conferência Regional da Juventude, depois para a Conferência Global da Juventude e, por fim, à COP 29 – Conferência Internacional sobre Mudanças Climáticas que ocorrerá no Azerbaijão este ano. O documento permitirá que as preocupações e as propostas das jovens e dos jovens sejam ouvidas no cenário global.

Seis JMCs participaram do evento em Porto Alegre: Hellen Fonseca, Herculana de Oliveira, Maria Alejandra Giraldo, Natiele Vergueiro, Luiza Soares e Larissa Zelaya. “Fazer parte do maior encontro de jovens líderes climáticos do Brasil e contribuir para a construção de um futuro mais sustentável foi valioso. Além disso, poder pontuar e provocar, pela perspectiva da juventude, que é sempre necessário um olhar diferenciado para mulheres e pessoas negras, as principais atingidas pela emergência climática, fez e faz toda diferença”, salienta Hellen.

Ligada à ONU, a LCOY é uma iniciativa da YOUNGO, o Grupo Oficial de Jovens da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC). Além de Porto Alegre, Manaus (AM) e Maceió (AL) também receberão a conferência da ONU.


Veja outras notícias

.