Curso de Promotoras Legais Populares com foco em crises climáticas no Vale do Taquari formará 25 mulheres no Vale do Taquari
A Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, em parceria com a Universidade do Vale do Taquari (Univates) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), realiza nesta quinta-feira, 25 de setembro, a formatura de 28 mulheres no Curso de Promotoras Legais Populares (PLPs) com foco em situações de crise climática. A cerimônia acontece às 14h, no Auditório da Univates.
O curso, iniciado em julho com formato híbrido, teve como objetivo capacitar lideranças femininas para atuarem de forma comunitária e segura durante crises climáticas. As participantes foram preparadas para desenvolver ações coletivas e sensíveis diante dos desafios das mudanças no clima, sempre com foco na proteção e cuidado com outras mulheres de suas comunidades.
A formação abordou temas centrais como mudanças climáticas, empoderamento legal, racismo ambiental, violência de gênero e serviços públicos e redes de apoio, seguindo uma proposta pedagógica interseccional que alia conhecimento teórico e prática comunitária.
Esta é a segunda turma da Themis com foco em emergências climáticas. Em março de 2025, a primeira edição capacitou 33 mulheres para atuarem como lideranças comunitárias em justiça climática, fortalecendo a autonomia feminina e a capacidade de organização local diante de desastres e emergências.
O evento de formatura celebra a conclusão desta etapa de aprendizado e o compromisso das participantes em promover mudanças positivas em suas comunidades.