ONG feminista há 20 anos na defesa dos direitos das mulheres

Votação Popular – Aplicativo da Themis está entre os finalistas do Desafio Brasil 2016 do Google

A Themis-Gênero, Justiça e Direitos Humanos concorre ao prêmio Desafio de Impacto Social Google 2016. Esta é a segunda edição da premiação no Brasil e ao todo 10 finalistas disputaram o prêmio de R$ 1,5 milhão para desenvolver um aplicativo que tenha impacto social.  O app LAUDELINA criado pela entidade tem como propósito amparar juridicamente trabalhadoras domésticas e promover uma rede social interna de organização entre as profissionais. A votação encerra no próximo dia 13 de junho e o resultado será divulgada no dia 14 de junho, em evento São Paulo.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (PNAD), no primeiro trimestre de 2015 o Brasil contava com 6,019 milhões de pessoas no trabalho doméstico. Desse contingente, 92% eram mulheres e, destas, 61% negras (PNAD,2011). Ainda conforme PNAD 2011, tais mulheres possuíam rendimento médio inferior ao salário mínimo, baixa escolaridade  e somente 24,5% trabalhavam com carteira assinada. “Os dados comprovam que trata-se de trabalhadoras em condição de vulnerabilidade social. Até 2013 a Constituição Federal assegurava somente 9 dentre 34 direitos dos demais trabalhadores. Hoje, com a aprovação da Lei Complementar 150/2015, é necessário assegurar que tais trabalhadoras tenham conhecimento dos seus direitos e possibilidade de exigi-los, a fim de contribuir com a redução de desigualdades em nosso país”, explicou Michele Savicki, coordenadora de projetos da Themis.

Conforme o projeto da Themis, o app LAUDELINA promoverá o compartilhamento sobre direitos trabalhistas e métodos de garantia. O aplicativo terá um guia didático e interativo dos  direitos trabalhistas;  uma calculadora de benefícios; a lista de órgãos de proteção dos direitos mais próximos, conforme sua localização;  uma rede de contatos de trabalhadoras de uma mesma região para auxiliar na demanda sindical.

Segundo o site da premiação, o Google acredita que a tecnologia pode contribuir para um mundo melhor.  O Desafio é uma iniciativa que visa empoderar as ONGs brasileiras e fomentar o uso criativo da tecnologia para promover impacto social. Após a apresentação de todos os projetos serão escolhidos quatro ganhadores: três serão selecionados pelos jurados e um pelo voto popular (AQUI VOTAÇÃO).


Veja outras notícias